Inovação: Casas do futuro. Imagina como serão?

Junho 21, 2012 by  
Filed under Notícias

Hoje em dia, do ponto de vista sustentável, a construção comum responde cada vez menos aos princípios da sustentabilidade ambiental,sendo pautada pela produção de resíduos e desperdícios, ineficiência energética, emissões globais de CO2, o que se traduz num legado ecológico elevado. Porém, sempre que pensamos em futuro, é inevitável termos em mente a ideia de desenvolvimento sustentável. Uma ideia que se deve estender a todas as pessoas e a todos os setores de atividade, o da construção inclusivé.

Atualmente, no mercado, já existem soluções de construção de casas energicamente eficientes e «amigas do ambiente», como é o caso das casas da «Cool Haven».

O conceito assemelha-se ao processo de construção infantil do jogo do Lego, na medida em que são usadas peças pré-fabricadas para erguer uma casa: «Esses legos são fabricados em ambiente fabril e já integram as componentes elétrica, de isolamentos, de águas, dómótica e robótica. Todas as componentes estão integradas nesses módulos e têm uma dimensão média entre 1200 e 2400 milímetros.», disse ao programa «Falar Global», o administrador da empresa de construção, Joaquim Rodrigues.

Esta nova forma de construção é programada ao mílimetro e já está a ser utilizada em Portugal, em casas que podem ser construídas em poucas semanas.

As casas estão pensadas para serem alteradas de acordo com as necessidades dos seus moradores. No caso de uma família aumentar, por exemplo, existe a possibilidade de acrescentar mais um módulo ou até mesmo levá-la para outro lugar: «Juntando essas partes todas, exatamente como um jogo da Lego, podemos fazer o que quisermos, basta sermos criativos. Com imaginação podemos criar qualquer tipo de arquitetura», concluiu o administrador da «Cool Haven».

Em termos de segurança, estas casa têm vantagens em relação às tradicionais, tendo em conta que a estrutura principal é de aço, um material 100% reciclável e mais resistente em caso de ocorrência de um sismo. A «Cool Haven» pretende ser sustentável e auto-eficiente em termos energéticos utilizando sistemas que aproveitem a energia solar, a inércia térmica do solo e recuperem a água da chuva.

A casa modelo «Cool Haven» já se encontra disponível para ser visitada, no iParque (Parque Tecnológico de Coimbra), situado em Antanhol, mas nós damos-lhe já uma ideia.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!