Marketing: Google+ não é uma rede social, diz executivo da empresa

Julho 12, 2012 by  
Filed under Notícias

Um ano após o lançamento do Google+, parece que o Google não considera que a rede social seja, de facto, uma rede social. Pode parecer confuso para as 150 milhões de pessoas que utilizam activamente a rede, todos os meses. Acompanham colegas e amigos com os seus Círculos. Conversam com familiares via Hangout. Publicam fotos. Assistem a vídeos.

Mas não é esse tipo de coisa que se faz numa rede social? O Google tem uma outra ideia sobre isso. De acordo com o que o vice-presidente sénior de negócios sociais do Google, Vic Guntotra, e o vice-presidente de produtos, Bradley Horowitz, disseram ao site americano Mashable, o Google+ pode ser social, mais é muito mais do que isso.

Ao invés de uma rede social, o Google+ é uma actualização de todos os produtos do Google. «O Google+ é apenas um upgrade para o Google», disse Gundotra ao Mashable. «As pessoas têm dificuldade em entender isso. Acho que gostam de comparar-nos com outros concorrentes do ramo e vêem-nos através dessas lentes, ao invés de verem o que realmente está a acontecer: o Google está a pegar em todos os seus maravilhosos produtos e a juntá-los, para que possam ficar ainda melhores».

O Google tem afirmado desde o último semestre que o Google+ será um conector de todos os seus produtos. E falando no que temos ouvido desde Outubro passado, o co-fundador e CEO da gigante, Larry Page, disse que queria «transformar toda a experiência do Google» com o Google+.

«Isso significa criar uma identidade e colocá-la em todos os produtos da empresa, para que possamos construir uma relação de confiança com os nossos utilizadores», disse Page. «Partilhar coisas pela Internet será como partilhá-las na vida real.»

É isso que o Google começou a fazer. Pouco tempo depois de Page ter feito esta declaração, o Google começou a integrar o Google+ com o Google Apps.

Enquanto se espera que o Google+ seja utilizado como um portefólio para os produtos da empresa, será que isso significa que não é mais do que uma rede social? «De forma alguma», de acordo com Dan Olds, analista da Gabriel Consulting Group.

«Isso é um grande exemplo de como marcar um golo enquanto o jogo está a decorrer», disse Olds. «O Google não fez muito para impedir que houvessem essas comparações quando estavam a lançara rede. Mas agora, um ano depois, de repente o Google+ já não é tão parecido com o Facebook. Deram a volta por cima de forma magistral e não acho que isso possa estar errado.»

Fonte: Diário Digital



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!