Marketing: Poupança das famílias atinge 117% do PIB

Julho 17, 2012 by  
Filed under Notícias

A poupança das famílias atingiu os 117% do PIB em junho passado, que é o valor mais elevado pelo menos desde 2000, data em que se iniciou a série do indicador de poupança da APFIPP/Universidade Católica.

De acordo com a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP)/Universidade Católica, o indicador da poupança subiu de 115,2 para 117% do PIB, entre maio e junho, mantendo a tendência observada nos últimos meses de continuação do aumento da poupança das famílias em percentagem do PIB.

Segundo a mesma fonte, a poupança das famílias está a aumentar há três meses consecutivos, sendo que, no mês de junho, o indicador inclui as atualizações das contas nacionais setoriais, que registaram revisões em alta da série da poupança das famílias em percentagem do PIB nos últimos trimestres.

O gráfico sobre a evolução do indicador de poupança demonstra que, desde 2000, data do início da série, a percentagem nunca tinha sido tão elevada como em junho passado, tendo o valor mais aproximado ocorrido em meados de 2003.

No comunicado, a APFIPP/Universidade Católica refere que, em Portugal, o inquérito da Comissão Europeia aponta para uma ligeira melhoria na capacidade de poupança das famílias.

O indicador de poupança procura antecipar a evolução da taxa de poupança das famílias portuguesas expressa em percentagem do PIB, corrigida da sazonalidade, e resulta da análise ao comportamento de um conjunto alargado de fontes estatísticas.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!