Inovação: Sua empresa está preparada para inovar?

Setembro 7, 2012 by  
Filed under Notícias

Inovação é um tema que vêm ganhando cada vez mais destaque nas empresas. Líderes e liderados já perceberam que a busca por um lugar ao sol, começa antes de tudo, com a fuga do óbvio. É preciso criar e se renovar.

Uma pesquisa realizada pela IBM com 1.500 CEOs entre 2009 e 2010, revelou que a criatividade é o grande diferencial que eles buscam em suas equipes. Philip Kotler, em um evento realizado recentemente no Brasil, reafirmou sua teoria que se você inovar frequentemente terá muitos fracassos, mas se você não inovar, sairá do mapa.

Pensando nisso, as empresas precisam estar preparadas para lidar com esta nova realizada, pois seu comportamento frente ao incerto é o fator crítico de sucesso no processo de inovação.

Veja algumas características importantes:

1) Resultados Objetivos

O simples fato de alguém ter uma ideia não há torna uma inovação. Inovar, antes de tudo, significa obter um retorno prático, ou seja, é preciso que haja uma definição clara de objetivos, mesmo que eles futuramente não sejam alcançados. Isto faz com que haja foco e as ações sejam mais efetivas.

2) Organização

Novas ideias surgem e se vão se não são devidamente tratadas. Por isso, é preciso criar uma ferramenta para guardá-las. Em casos mais simples, a famosa caixinha de sugestões é muito eficiente, porém limita e inibe sua utilização em algumas situações. Em casos mais avançados, existem empresas que disponibilizam sistemas internos para registro das propostas.

3) Avaliação das Sugestões

Ao avaliar uma proposta, é preciso que os gestores tenham em mente que sempre haverá benefícios e riscos envolvidos, ou seja, pode não parece muito lógico mudar algo que já funciona bem atualmente, se não analisarem o resultado final que será obtido.

4) Feedback

Todas as sugestões enviadas devem ser avaliadas e seus criadores devem receber um retorno sobre as mesmas. Não há nada mais frustrante que ver boas ideias sendo desperdiçadas.

5) Processo de Inovação

O caminho entre a concepção de uma proposta e seu resultado final pode não ser curto, por isso é preciso que haja um acompanhamento durante o desenvolvimento da inovação. Ele irá garantir que os objetivos iniciais estão sendo mantidos e definirá o momento de rever ou suspender aquela ação, caso ela não esteja sendo efetiva.

6) Destaque o sucesso e não abomine as falhas

Inovar é apostar em algo novo, ou seja, existe a possibilidade do resultado ser obtido ou não. Sendo assim, as empresas precisam estar preparadas para ambas as situações. Caso o objetivo seja alcançado, é importante que o fato, o criador da proposta e os todos os envolvidos ganhem destaque, seja ele financeiro ou não. Assim, outros colaboradores irão se motivar a fazer igual.

Em caso de falha, em conjunto com todos os envolvidos, tente identificar os motivos que levaram ao insucesso, pois eles servirão como lição aprendida para as próximas ações. Neste momento, é importante que a empresa demonstre aos envolvidos que eles devem buscar novas propostas, independentemente do resultado final.

Fonte: Administradores



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!