Inovação: Computadores poderão ser movidos à água

Setembro 16, 2012 by  
Filed under Notícias

Pesquisadores da Aalto University, na Finlândia, criaram uma tecnologia capaz de realizar operações lógicas e processar dados com pequenas gotas de água. Com isso, é possível criar um computador movido à água.

De acordo com o Science Daily, os cientistas usaram uma lógica chamada de gotas super-hidrofóbicas. O método usa uma superfície que repele a água levemente inclinada. Então, depositam-se gotas de água sobre a superfície.

Isso permite que os cientistas calibrem o equipamento para que ele guie as gotas por uma trajetória específica na placa. Com essas trajetórias, os pesquisadores indicam que as gotas podem se transformar em tecnologia.

Com essa lógica, é possível criar um mecanismo similar ao da leitura dos bits “0” e “1” em um computador, o que torna as operações elementares possíveis apenas com a geração de energia a partir de um mecanismo à base de água.

Além disso, cada gota pode carregar um componente químico para reagir com outras gotículas. Isso permitiria reações químicas programáveis.

O projeto ainda está em fase de teste. Porém, a equipe já está empolgada diante dos primeiros resultados.

Fonte: Exame Brasil



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!