Inovação: Internet na China registra rápido desenvolvimento

Setembro 18, 2012 by  
Filed under Notícias

A Conferência Nacional de Internet, que teve uma duração de quatro dias, foi encerrada hoje em Beijing. Nesse evento importante para a indústria cibernética, os participantes reconheceram que o rápido desenvolvimento da internet oferece oportunidades para as empresas chinesas do setor, mas também traz muitos desafios no que respeita à capacidade de inovação.

Comparando com eventos anteriores, neste encontro não foram distribuidos brochuras ou materiais. Em vez disso, os expositores ofereceram códigos bidimensionais dos produtos. Assim, os consumidores só necessitam de esquadrinhar os códigos e podem navegar no seu site ou até baixar documentos.

Uma empresa de recursos humanos estava promovendo um software de clientes para celulares. Daí Kebing, executivo desta empresa, disse à CRI que a internet móvel é a tendência do desenvolvimento de internet, onde há muitas oportunidades comerciais.

“Podemos dizer que a internet móvel já se tornou a corrente principal da indústria cibernética. Porque ela facilita a vida quotidiana da população. Neste contexto, serão criadas muitas empresas, marcas e inovações para promover ainda mais toda a indústria. Para as empresas chinesas, isso é uma excelente chance de inovação. Tanto empresas tradicionais como empresas mais recentes, estão agora explorando novas tecnologias. É possível a muitas empresas evoluirem e se tornarem num gigante do setor.”

Segundo as estatísticas do Ministério de Indústria e Informatização da China, a grande procura de tablets e smartfones, bem como a criação de diversos serviços de internet móvel marcaram o rápido crescimento do mercado chinês de internet móvel. Até junho de 2012, 388 milhões de chineses acessavam a internet através do celular. A percentagem de navegação na internet via celular subiu de 69,3% em 2011 para 72,2% atualmente. A presidente da Associação de Internet da China, Hu Qihuang, disse no fórum da Conferência:

“Com a popularização de tablets e smartfones e o apoio à inovações de serviços cibernéticos, o mercado de internet móvel cresceu rapidamente. Ao mesmo tempo, há grande quantidade de softwares aplicados, que são o destaque do desenvolvimento cibernético.”

Entretanto, no seguimento do desenvolvimento da alta velocidade, a falta de capacidade de inovação é uma preocupação que paira sobre o futuro desta indústria. Sobre isso, o vice-ministro chinês de Indústria e Informatização, Shang Bing, assinalou o seguinte:

“Mesmo com grande o desenvolvimento registrado, as empresas chinesas de internet são relativamente fracas em inovação comercial e exploração de produtos. Estas empresas sempre seguem a moda em vez de liderarem o mercado.”

O vice-ministro informou que o governo chinês intensificará seu apoio financeiro e fiscal, assim como a proteção de propriedade intelectual para criar um bom ambiente de inovação cibernética.

Fonte: CRI Online



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!