Marketing: Comentários sobre foto do perfil no Facebook influenciam outros usuários

Setembro 22, 2012 by  
Filed under Notícias

Muito cuidado ao escolher a sua foto de perfil no Facebook. De acordo com pesquisa feita na Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, ela é uma das mais importantes formas de “mostrar ao mundo quem você é”. Afinal, segundo o estudo, os comentários deixados nesta imagem são as informações mais acessadas por pessoas que não lhe conhecem e visitam o seu perfil na rede social por algum motivo – social ou profissional.

De acordo com Seoyeon Hong, um dos líderes da pesquisa, parceiros em potencial ou possíveis empregadores costumam levar em conta o que os amigos dizem da imagem principal de um perfil no Facebook. De acordo com Hong, os comentários positivos ajudam, mas são os negativos que mais chamam atenção.

Portanto, a sua reputação online está nas mãos de quem deixa estas mensagens. Muitas vezes, algumas brincadeiras ou piadas são publicadas nos comentários destas fotos. Os estudiosos pedem que se tome cuidado com este tipo de comportamento. Então, não se esqueça: peça aos seus contatos para que eles não façam gracinhas nos comentários da sua foto de perfil.

“As pessoas tendem a acreditar nas informações geradas por outros, não nas por você mesmo. As opiniões dos outros sobre uma pessoa importam mais do que as dela própria. Isso acontece também na rede social. Os usuários têm que estar atentos com isso. Comentários bons ajudam bastante, no entanto as publicações ruins podem causar danos, mesmo sendo sarcásticas “, comentou Hong.

Para realizar o estudo, o rapaz mostrou a mesma pessoa em diversas fotos de perfil diferentes para mais de cem alunos. Cada uma teve comentários e análises diferentes. Segundo ele, a melhor forma de “fazer bonito” na sua imagem é publicar uma fotografia que “fale de você”. Por exemplo, o ideal para um atleta seria colocar no perfil uma foto praticando esportes. Para um músico, tocando um instrumento. Assim, elas dão uma amostra de quem você é e do que gosta de fazer, ao invés de serem somente um simples clique do seu rosto.

“Para maximizar o efeito dos comentários positivos, recomendo que se use fotos com teores sociais altos, mostrando quem você é de uma maneira bem positiva e garantindo que as pessoas não farão observações negativas sobre a sua imagem”, completou.

Vale lembrar que, atualmente, o Facebook é utilizado por mais de 900 milhões de pessoas no mundo. Dentre elas, estão muitos responsáveis por departamentos de RH de grandes empresas fazendo sondagens sobre quem podem e quem não podem contratar para suas companhias. Portanto, além de social e voltada para entretenimento, a página também já se tornou um lugar de negócios. Por isso, é preciso saber se comportar nela como tal.

Fonte: Tech Tudo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!