Marketing: As 10 melhores ferramentas de negócios do Google+

Setembro 23, 2012 by  
Filed under Notícias

Provavelmente, sua empresa está presente no Facebook, assim como no Twitter. Mas, e quanto ao Google+? Você deve estar sofrendo à exaustão com as mídias sociais, mas tenha em mente que uma ampla estratégia social abraça a todas as plataformas, e o Google+ é uma comunidade ativa e vibrante. Resumindo, é um ambiente que você não deve ignorar.

Ok, voltando a realidade. Não vamos fingir que o Google+ está numa corrida cabeça a cabeça com o Facebook, não. Isso não acontecerá tão cedo.

O Google anunciou em julho que sua rede social de um ano de idade tinha 250 milhões de usuários, número que realmente impressiona no papel. Porém alguns analistas, entretanto, questionaram os crescentes números. Em maio, por exemplo, a RJMetrics empurrou algumas campanhas publicitárias para 40 mil usuários aleatórios do Google+ e descobriu que o engajamento por lá é bastante morno. Outro ponto: 30% dos usuários que postaram algo não voltaram a publicar qualquer outra coisa. E, em média, as postagens continham um +1 (semelhante ao Like, do Facebook), menos de uma resposta e menos de um recompartilhamento.

O engajamento por lá pode ter melhorado desde então, mas é muito claro que o Google+ não é o Facebook. A Fan Page do McDonald’s, por exemplo, conta com 22 milhões de “likes”. Na página do Google+? Abaixo dos 16,3 mil +1. É óbvio quem é que está amando mais tudo isso.

E, novamente, o Google+ é uma plataforma com muito potencial para marketing e redução de custos. O Google continua a implementar funcionalidades sociais de seus serviços, incluindo videoconferência e ferramentas para trabalho colaborativo, que são muito úteis para empresas que rodam o Google Apps.

Porém, como os seguidores e fãs dos sites sociais podem ajudar o seu bottom line? Bem, eles estão bem mais dispostos em comprar seu produto ou serviço. O BestBuy, por exemplo, obteve um benefício enorme com sua presença no Facebook, de acordo com a Forrester.

“Sendo um fã da página da BestBuy no Facebook, a chance de compra pelo consumidor aumenta cerca de 5,3 vezes; o mais próximo desse número são os consumidores de eletrônicos, que aumentam as chances de compra em cerca de 1,4 vezes”, disse Josh Bernoff, analista da Forrester.

Curiosamente, esse comportamento é notado em todas as marcas. “Por exemplo, ter um Walmart próximo de você dobra a chance do usuário considerar uma compra por lá, mas sendo um fã da página do Walmart, pode-se somar mais um quarto de expectativa”, escreveu Bernoff em um post no blog da Forrester.

O mesmo tipo de dinâmica, combinada com o poder de pesquisa do Google, deve valer para que as organizações se estabeleçam no Google+, podendo crescer com a rede. O seu negócio já se ajustou para o Google+? Abaixo, as 10 melhores ferramentas de negócios para a plataforma social do Google.

Use os Hangouts para reuniões em vídeo

Não conta com uma solução cara para videoconferência? Os Hangouts, ferramenta de colaboração online do Google, permite que você faça uma reunião por vídeo com mais de 10 participantes. É excelente para rodar slideshows com clientes, usuários e qualquer outro tipo de pessoa fora da empresa. E devido ao fato de poder adicionar um documento do Google Docs na reunião, os Hangouts são ideias para sessões de edição colaborativa com seus pares. Com o aplicativo do Google+, usuários do iPhone e iPads podem, também, se juntar a conversa e, naturalmente, há uma versão para usuários do Android.

Hangouts On Air

Os Hangouts são mais do que uma ferramenta para videoconferência, pois também ofertam a possibilidade dos Hangouts On Air, que permite a você fazer streaming ao vivo com as pessoas que seguem o perfil de sua empresa no Google+, canal do YouTube ou website. De forma orgânica, essa modalidade é mais usada por músicos e outros entretenimentos ao vivo, mas também é útil para empresas, incluindo aquelas que querem mostrar a demo de um novo produto ou serviço.

E se ninguém assistir ao seus live stream? Esse é, de fato, uma preocupação real, claro, mas como os eventos do Hangouts On Air são automaticamente gravados em sua conta no YouTube, seus seguidores no Google+ podem pegar o vídeo mais tarde.

Compartilhamento privado

Algumas mensagens compartilhadas nas redes sociais devem atingiar apenas seus amigos, e não o público em geral. Os usuários do Google Apps têm compartilhado controles que os permitem limitar postagens e comentários no Google+ apenas para quem faz parte da empresa. Mesmo que você escolha por postar de forma externa, a informação estará disponível a apenas as pessoas que você selecionou. Da mesma forma, você pode restringir Hangouts para apenas suas empresas de forma padrão. De acordo com o Google, algumas funcionalidades premiun do Google+, como a colaboração e compartilhamento de configurações para o Google for Business, Educação e Governo, ficarão de graça até o final de 2013.

Ripples

Você é um daqueles compulsivos por postagens? Os influenciadores das redes sociais estão compartilhando e recompartilhando seu conteúdo, ou você tem sido massivamente ignorado? O Google Ripples é uma ferramenta para visualização que rapidamente te permitirá descobrir essas respostas. Ela cria um gráfico interativo dos compartilhamentos públicos de um post ou um URL no Google+. Quando algo é captado pelo Ripple, uma janela pop-up mostra mais informações sobre a pessoa que está divulgando seu post.

O Ripples apenas capta os compartilhamentos públicos, não sendo possível ver exatamente toda a atividade relacionada ao post. Ainda assim, o Ripples conta com uma poderosa demonstração do poder de alcance do Google+ – e, sobretudo, quanto o seu post está tendo o impacto que você gostaria que ele tivesses.

Relatórios Sociais

Qual é o impacto que as redes sociais estão tendo sobre seu negócio? O Google Analytics mensura não apenas o papel do Google+ em seus esforços de marketing online, mas também o impacto de outras redes sociais.

Por exemplo, o Google Analytics mostra qual artigo em seu site foi o mais compartilhado, e quais os botões sociais seus visitantes mais costumam usar para compartilhar. O Conversions (conversor) mostra quanto valeu todo o compartilhamento e o alcance, um benefício para empresas que querem medir o retorno dos investimentos (ROI) em redes sociais. O Social Sources mostra qual a rede social mais te dá tráfego – e te ajuda a redefinir sua estratégia sociail.

Laços mais estreitos com o Google Apps

É justo dizer que o Google+ não pegou, exatamente, fogo no mercado consumidor, mas com a completa integração com o Google Apps, você pode aumentar sua popularidade entre as organizações que também usam a suíte de produtividade do Google. Em julho, por exemplo, o Google tornou possível que os usuários do Gmail convidassem mais de nove pessoas para um Hangout no Google+. E, no final de agosto, o Google Apps ganhou a possibilidade de adicionar Hangouts para um evento no calendário. Os participantes podem entrar na sessão diretamente, usando, apenas, o convite.

Extensões sociais

As pessoas gostam de saber o que seus amigos “curtiram” online, então é bom que as empresas os ajudem a descobrir isso. Para as empresas no Google+, isso significa ajudar os usuários verem seus amigos e um pouco do comportamento. O Google explica como adicionar uma pequena porção de códigos em seu site para permitir essa função, e como sua publicidade pode permitir extensões sociais no AdWords.

Os círculos

As empresas podem usar os círculos do Google+ da mesma forma que o usuário final: separando os seguidores em ambientes diferenciados, baseados em grupos ou interesses específicos. Uma pequena empresa, por exemplo, poderia agrupar por localização ou talvez criar círculos diferentes para empregados e clientes. O benefício para você é a capacidade de enviar mensagens personalizadas para atender às necessidades exclusivas de seus seguidores. Exemplo: os funcionários se preocupam com um dia voltado para a parabenização deles, mas seus clientes, provavelmente, não.

A integração do API

Ferramentas de terceiros podem te ajudar a gerenciar a sua página de negócios no Google+. Muitas organizações utilizam agências de gerenciamento de mídia para executar suas operações sociais através de vários serviços, incluindo o Facebook e outros. Em novembro de 2011, o Google anunciou que permitiria que seis empresas (Buddy Media, Context Optional, Hearsay Social, HootSuite, Involver e Vitrue) pudessem usar as suas ferramentas de gestão no Google+. Em julho de 2012, o Google anunciou que estava abrindo um novo conjunto de APIs de gerenciamento de centenas de provedores de ferramentas. Para as empresas e marcas, isso significa mais maneiras de desenhar uma página voltadas para necessidades específicas.

URL Personalizada

O Google+, assim como o Facebook, oferta a possibilidade de personalizar, de forma muito fácil, o URL de sua fan Page. Essa modalidade começou a rodar no último mês, e é uma ótima notícia para empresas que pretendem se estabelecerem no Google+.

Fonte: IT Web



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!