Marketing: Construção, faturação no exterior cresce 25% para 4.100 ME

Outubro 10, 2012 by  
Filed under Notícias

As empresas de construção estão a apostar cada vez mais nos mercados internacionais, onde faturaram cerca de 4,1 mil milhões de euros em 2011, mais 25% do que no período homólogo, de acordo com a Associação de Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços (AECOPS).

Segundo os dados recolhidos pela associação, em 2011, o setor da construção nacional tinha cerca de 5.200 empresas a laborar em 31 países, espalhados por cinco continentes, ano em que foram celebrados novos contratos no valor de 6,3 mil milhões de euros, um acréscimo de 47% em relação ao ano anterior, escreve a Lusa.

«A construção tem prosseguido um processo de internacionalização a um ritmo muito mais acelerado do que os restantes setores da economia, tendo passado de um peso de 4% no total das exportações portuguesas de bens e serviços em 2006 para uma representatividade de 7% em 2011», revela o relatório.

Os mercados africanos foram responsáveis por mais de três quartos (76%) da faturação total realizada pelas empresas portuguesas no exterior no ano passado.

No mesmo período, surgem, com crescente importância, alguns países da América Central e do Sul, como é caso da Venezuela ou do Peru, onde foram celebrados 21% dos novos contratos assinados no exterior no ano passado, e cujo valor foi superior a 1,8 mil milhões de euros.

Para a AECOPS, «a presença internacional é uma tendência crescente, seja por fatores conjunturais, seja por razões culturais de muitas dessas empresas, cuja dimensão lhes permite já sustentar em mais de 50% a sua atividade no exterior».

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!