Marketing: “Gostos” no Facebook revelam a personalidade

Março 19, 2013 by  
Filed under Notícias

Um estudo mostra que os “Gostos” que uma pessoa faz no Facebook podem revelar as suas preferências políticas, a sua orientação sexual e até a mesmo o seu nível de inteligência.

Segundo a BBC, investigadores da Universidade de Cambridge estão a seguir uma sequência de instruções bem definidas para saberem a religião, a inclinação política, a raça e a orientação sexual de uma pessoa.

A investigação, publicada na revista ‘PNAS’, consegue fazer um retrato pessoal muito preciso de qualquer utilizador do Facebook. Este estudo contou com 58 mil voluntários que, a par dos “Gostos” e de outras informações demográficas, forneceram os resultados dos seus testes psicométricos, produzidos para destacar os traços da personalidade de uma pessoa.

Os algoritmos acertaram, com 88% de precisão, na sexualidade dos sujeitos estudados. A distinção racial fez-se com 95% de certeza quando o indivíduo, em estudo, era um afro-americano ou um caucasiano. A percentagem menos precisa atingiu apenas os 85%, ao tentar escrutinar as preferências políticas.

Os cristãos e os muçulmanos foram classificados corretamente em 82% dos casos, enquanto que o estado civil foi previsto com uma exatidão de 65%. A investigação concluiu também que os ‘links’ clicados, por uma pessoa, raramente revelam, com exatidão, as suas preferências.

David Stillwell, o responsável por esta investigação, afirma que as pessoas têm a opção de ocultar as suas preferências no Facebook: “Os “Gostos” no Facebook são públicos por padrão mas a rede social não obriga a torná-los públicos. Tu tens a opção de alterar as tuas configurações de privacidade.”

O investigador afirma, ainda, que apesar dos “Gostos” não definirem a 100% a personalidade de uma pessoa, ajudam a compreender a personalidade e o comportamento do ser humano em diversas situações.

Fonte: Diário de Notícias



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!