Empreendedorismo: 3 lições de quem já passou por uma aceleradora

Março 25, 2013 by  
Filed under Notícias

Você tem uma boa ideia de negócio, mas não entende muito bem ainda do mercado e conhece pouca gente. Além disso, a grana é curta para o capital inicial. O que fazer? Uma das soluções possíveis é buscar a ajuda de uma aceleradora.

O programa Start-UP Brasil, iniciativa lançada pelo governo para apoiar negócios inovadores, tem as aceleradoras como espinha dorsal. Mas o que uma aceleradora pode fazer pelo seu negócio?

Em geral, elas oferecem apoio em serviços como jurídico, de contabilidade e de marketing, além de networking e mentoria no desenvolvimento do negócio. Recursos financeiros também podem entrar no pacote. Em troca, elas ficam com uma pequena participação no negócio (muita atenção ao negociar esse item!).

“Quando decidimos procurar por uma aceleradora, nossa startup era um punhado de ideias e uma apresentação de PowerPoint”, diz Roberto Fermino, cofundador da startup Helpin, que passou por uma aceleradora para dar seus primeiros passos.

“O grande benefício é trabalhar com o time focado em desenvolver uma ideia dentro de um cronograma e orçamento limitados. O suporte da aceleradora coloca ainda mais pressão no ajuste dos pontos fracos e dá um gás naquilo que está dando certo”, afirma o empreendedor.

A parte negativa, na avaliação de Fermino, é a constante comparação entre as empresas do portfólio da aceleradora. “Isso nem sempre faz muito sentido porque as empresas possuem propostas, mercados e expectativas de resultados bem diferentes umas das outras”, diz.

Para o empreendedor, a experiência foi válida. No entanto, ele compartilha algumas lições para aqueles que estão pensando em participar de programas de aceleração:

1. Esteja preparado para enfrentar novas e difíceis situações
“Palavras como problema, desafio, criatividade, superação, frustração e êxtase passam a fazer parte da agenda do dia, portanto é bom estar preparado para passar por vales profundos e altas montanhas pelo caminho”, afirma o empreendedor.

2. Seu tempo para coisas pessoais ficará bem escasso
“O empreendedor deve ter em mente que ele vai deixar de ter vida própria pelo tempo que durar a aceleração, porque seu compromisso tem de ser integral e incondicional”, diz Firmino.

3. Seja menos otimista e mais pragmático
“Otimismo e perseverança são o que carrega o empreendedor adiante quando todas as fichas estão sendo apostadas contra ele. Mas, estatisticamente, falhar é o resultado mais provável. Por isso é superimportante estar bem atento às sinalizações do mercado que indiquem que está indo por um caminho que vai dar em algum lugar”, afirma Fermino.

Fonte: Revista Pequenos e Grandes Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!