Inovação: 4 lições de quem passou por uma aceleradora no Vale do Silício

Abril 18, 2013 by  
Filed under Notícias

Ser escolhido para participar de um processo de aceleração no Vale do Silício ainda é privilégio de poucos brasileiros, embora seja o sonho de muitos. Passar uma temporada no berço da inovação tecnológica, conhecer especialistas renomados e ter a oportunidade de apresentar seu projeto para investidores de alto escalão realmente é uma oportunidade e tanto.

Neste ano, a aceleradora Plug and Play Tech Center, localizada no Vale do Silício, proporcionou a duas startups brasileiras a chance de viver essa experiência. A SocialBase foi uma das selecionadas e o diretor executivo da startup, Radamés Martini, conta que todas as expectativas foram correspondidas.

“Nossa principal expectativa era trabalhar na validação do modelo de negócio e em aspectos como a estratégia de marketing, vendas e produto. Sem dúvida elas foram correspondidas, pois tivemos a oportunidade de discutir nosso modelo com mentores e empreendedores experientes do Vale”, afirma.

Contente com o resultado, Martini divide algumas lições que aprendeu durante sua estadia no berço da inovação:

Aprenda com o concorrente
Este conceito é recorrente quando falamos de startup. Não há motivo para ver o outro como inimigo, pois todos estão no mesmo barco, com objetivos bem parecidos e com sede de inovar. “Tivemos reuniões com empresas que adotam modelos de negócio similares ao nosso e isso ajudou a planejar a melhoria e a expansão do que estamos fazendo atualmente”, diz.

Foco nos leads
Um novo contato, seja ele num primeiro instante um potencial comprador ou não, é sempre importante para uma empresa. Assim como é importante também nutrir os leads (contatos) já existentes e tentar converter o máximo deles em clientes. “Antes do programa nós não tínhamos um processo estruturado e sistematizado para essas atividades. Agora definimos que parte das ações será feita por pessoas e outra parte será automatizada”, afirma Martini.

Ser o primeiro a saber faz diferença, sim!
Quando falamos em inovação é meio óbvio que quem chega na frente tem vantagem. E lá no Vale do Silício isso ficou ainda mais claro para os empreendedores. “O pessoal do Vale costuma dizer que as informações são disponibilizadas e acessíveis para todo mundo, a única diferença é que no Vale você fica sabendo seis meses antes do restante do mundo e isso faz uma tremenda diferença, levando em conta a velocidade com que as coisas acontecem atualmente.”

O modelo de negócio deve estar em constante aprimoramento
Nunca fique satisfeito ou acomodado com a situação atual. A startup deve estar sempre atenta a novidades e se reciclar continuamente. A SocialBase volta do Vale cheia de ideias e muitos processos e melhorias para implementar e aprimorar com o decorrer do tempo. “Temos muito dever de casa para fazer”, diz o empreendedor.

Fonte: Revista Pequenos e Grandes Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!