Inovação: Portugal já recebeu 55,7% de fundos do QREN programados até 2013

Abril 22, 2013 by  
Filed under Notícias

Portugal recebeu até ao momento 55,7% da dotação programada para o período 2007-2013 no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), situando-se acima da média europeia, que é de 40,5%.

De acordo com informações do Observatório do QREN hoje divulgadas, e que se reportam a dados do começo de abril, Portugal mantém uma “posição de destaque à escala europeia, relativamente aos montantes transferidos pela Comissão Europeia aos 27 Estados-membros” da União Europeia (UE), tendo recebido até ao momento 11.932,6 milhões de euros.

Em termos absolutos, Portugal continua no grupo dos quatro países com maiores volumes de transferências totais da Comissão Europeia, a título de pagamentos intermédios, juntamente com a Polónia (29.711,8 milhões de euros), a Espanha (16.031,5 milhões) e a Alemanha (12.844,1 milhões).

O QREN constitui o enquadramento para a aplicação da política comunitária de coesão económica e social em Portugal no período entre 2007 e 2013.

O seu “grande desígnio estratégico” passa pela “qualificação dos portugueses e das portuguesas, valorizando o conhecimento, a ciência, a tecnologia e a inovação, bem como a promoção de níveis elevados e sustentados de desenvolvimento económico e sociocultural e de qualificação territorial, num quadro de valorização da igualdade de oportunidades e, bem assim, do aumento da eficiência e qualidade das instituições públicas”.

Fonte: Dinheiro Vivo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!