Marketing: Lisboa é um dos 10 destinos favoritos de turistas de cruzeiros

Abril 23, 2013 by  
Filed under Notícias

Lisboa está entre os 10 destinos preferidos dos turistas de cruzeiros, sobretudo dos britânicos, devido ao clima, à população local e à rapidez de acesso à cidade, divulgou hoje o Observatório do Turismo de Lisboa.

Segundo um estudo elaborado com base num inquérito feito em 2012, a quase mil passageiros pelo Turismo de Lisboa e pela Administração do Porto de Lisboa Turismo, o grau de satisfação médio dos turistas de cruzeiro quando visitam a cidade é de 8,3, numa escala de 1 a 10.

O Inquérito a Passageiros Internacionais de Cruzeiros 2012 conclui ainda que mais de metade (55%) dos entrevistados acha que as suas expectativas foram superadas no passeio a Lisboa.

A maioria dos que visitam a capital portuguesa desta forma são britânicos, concluiu o estudo, acrescentando que são casais sem filhos e com uma idade média de 51 anos.

Além disso, são pessoas profissionalmente ativas e com habilitações universitárias, que gastam, em média, cerca de 118 euros durante uma estadia de nove horas em Lisboa.

Este valor serve sobretudo para pagar visitas a museus, monumentos e outros pontos turísticos, além de fazer compras — sobretudo vinho, pastelaria e artesanato — e cobrir a alimentação e os transportes.

Quase metade dos passageiros (45%) gosta mais de visitar Lisboa pelos seus próprios meios, dando preferência a zonas perto do local onde os navios atracam, ou seja, Baixa e Chiado, Belém, Bairro Alto e Cais do Sodré. A maioria, no entanto, opta por excursões com guia compradas a bordo.

Quase todos os entrevistados (86%) admitem a possibilidade de regressar a Lisboa fora do conceito de cruzeiro, apesar de 97% referirem que o destino é muito recomendado como ponto de passagem de cruzeiros.

Um dos fatores mais importantes que leva estes turistas a escolher um cruzeiro com passagem em Lisboa é o conjunto de cidades do percurso e o facto de se poder descansar a bordo.

Mas um em cada cinco entrevistados admite que visitar Lisboa foi mesmo a condicionante para escolher aquele cruzeiro, sendo que 3,4% respondeu que nem faria a viagem se a capital portuguesa não estivesse incluída no roteiro.

Fonte: Dinheiro Vivo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!