Marketing: Como fazer um currículo e preparar-se para encontrar emprego

Maio 5, 2013 by  
Filed under Notícias

Um currículo bem feito e a preparação para a entrevista são etapas essenciais.

1 Como fazer o primeiro currículo? Deve colocar primeiro o seu principal “trunfo” que, no caso de quem acaba de terminar curso e ainda não tem experiência profissional, é a formação escolar/académica;

2 Apresentação. O currículo deve ser limpo e esteticamente agradável. Boa escrita e boa apresentação são importantes. A letra deve ter um bom tamanho, ser fácil de ler e o texto deve estar contralizado na folha;

3 Seja honesto. É sempre melhor ser honesto a ser apanhado numa mentira e deitar tudo a perder quando chegar à entrevista.

4 Sintetize. A capacidade de síntese e de seleccionar informação é muito importante. Os tópicos devem ser sucintos e bem organizados. Se tiver pouco para escrever, porque ainda não entrou no mercado de trabalho, não se ponha a escrever só para ocupar espaço.

5 Outras formações e ‘hobbies’. Não se esqueça de mencionar cursos rápidos e formações extra-curriculares, mesmo que não tenham nada a ver com a área a que se candidata. Sejam actividades desportivas, voluntariado, até um inter-rail. Tudo conta e demonstra que é uma pessoa aberta, com mundo e iniciativa;

6 Prepare-se para a entrevista e venda o seu peixe? Depois de seleccionada para ir à entrevista, não se esqueça que a entrevista serve para “vender o seu peixe”, isto é, dar a conhecer as suas características positivas;

7 Não minta para impressionar. Explore os seus pontos fortes, mas sem tentar impressionar com mentiras. Se não tem mesmo experiência na área, mais vale admitir e mostrar interesse.

8 Cuide do visual. Antes de ir à entrevista, informe-se sobre o ambiente da empresa a que se está a candidatar. Mas é importante que a maneira como se veste traduza a imagem que pretende passar.

9 Faça o trabalho de casa. Antes de ir, informe-se sobre a empresa, o ‘core business’, o momento que está a atravessar. Faça uma pesquisa no site e dê uma vista de olhos às últimas notícias sobre a mesma.

10 Controle a ansiedade. Tente não se mostrar nervoso e controlar a ansiedade. Se não tiver resposta dentro do prazo previsto que lhe foi dito, espere uns dias antes de ligar ou enviar um email.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!