Inovação: Apple começa a investir em integração de serviços com carros

Maio 6, 2013 by  
Filed under Notícias

A Apple está começando a investir mais em integrar suas tecnologias aos automóveis, aparentemente – é isso que afirmam um artigo da Laptop Mag e as vagas que apareceram na lista de empregos no site da empresa.

As novas tecnologias, no entanto, não chegam perto do iCar, tão sonhado por Steve Jobs antes de falecer. Mas não deixam de ser interessantes: elas têm a ver com uma integração da Siri ao volante e, claro, de aplicativos ao computador de bordo.

A ideia principal está relacionada mesmo à assistente virtual da Apple, que já aparece em veículos de algumas montadoras. A Chevrolet, por exemplo, oferece integração da Siri com o Spark EV, enquanto a Cadillac deve fazer o mesmo com o linha 2014 do CTS.

O recurso, chamado de Siri Eyes Free (ou “sem os olhos”), permite que o motorista controle vários itens do carro sem tirar os olhos da pista – é preciso apenas apertar um botão no próprio volante. Basta sincronizar o iPhone por Bluetooth ou USB para começar a dar ordens ao rádio, ditar mensagens de voz e por aí vai. Ainda espera-se que outras fabricantes, como Audi – que está trabalhando em um sistema de estacionamento “sem as mãos” –, Ferrari e Mercedes, sigam o mesmo caminho.

A Siri, no entanto, não é o único recurso que a Apple pretende colocar nos carros. O AirPlay, que faz o streaming de músicas e vídeos entre aparelhos da empresa, também pode aparecer em breve nos automóveis, segundo a Laptop Mag.

Ainda assim, a empresa terá bastante chão pela frente antes de alcançar o Google, por exemplo, que está há anos trabalhando em um carro que dirige sozinho e tem o Android integrado a veículos de algumas fabricantes, como Renault e Kia. Mesmo a Microsoft está presente no ramo automotivo há mais tempo, sendo a principal parceira da Ford com o recurso Sync, de reconhecimento de voz.

Fonte: Exame Brasil



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!