Artigo de Opinião “A Inovação no Turismo” (Revista SPOT)

A Inovação no Turismo

Por Bruno Silva

Artigo de Opinião publicado na Revista SPOT

Se tem existido um sector que tem ajudado a impulsionar o desenvolvimento económico de Portugal é o Turismo! Nos últimos anos o sector do Turismo tem ajudado a melhor a nossa balança comercial, face ao exterior, e em 2016 bateu-se todos os recordes com mais de 19 milhões de hóspedes e mais de 53 milhões de dormidas, sendo que 11 milhões de hóspedes vieram do estrangeiro, ou seja, mais de metade dos turistas.

O Sector Turístico está em franco crescimento, e além do tradicional destino “sol e praia” começamos a observar uma diversificação da oferta turística nacional que já começa a apostar em turismo rural, turismo religioso, turismo de negócios, turismo cultural, entre outras vertentes de diversificação que o nosso país oferece.

Numa região relativamente pequena em termos de dimensão, Portugal consegue apresentar uma diversidade geográfica, cultural e gastronómica fantástica que é muito apreciada pela generalidade dos nossos visitantes que já começam a perceber que há mais em Portugal para conhecer além do Algarve, Porto e Lisboa.

A região do Minho, que engloba os distritos de Braga e de Viana do Castelo, tem também apostado nesta tendência de promoção turística oferecendo como é natural destinos de “sol e praia” como é o caso das praias de Esposende, Viana do Castelo, Moledo, entre outros destinos balneares, bem como zonas paisagísticas naturais de excelência como é o caso do Parque Natural da Peneda Gerês.

Analisando algumas das sugestões do Tripadvisor, constata-se que na região norte de Portugal existem várias opções culturais e paisagísticas situadas no Minho muito bem classificadas pelos turistas, para além do destino “praia e mar” como é o caso do Centro Histórico de Guimarães (Castelo de Guimarães, Casa dos Duques de Bragança, Praça de S. Tiago, Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, Largo do Toural, Estátua de D. Afonso Henriques, etc), o Centro Histórico de Braga (Sé, Jardim de Santa Bárbara, Praça da República, Arco da Porta Nova, Palácio do Raio, Rua do Souto, etc), o Santuário e Funicular de Santa Luzia, Igreja da Misericórdia e o Museu do Traje (Viana do Castelo), a Ponte Romana (Ponte de Lima), o Miradouro da Pedra Bela e a Cascata Tahiti (Gerês), o Navio Gil Eannes (Viana do Castelo), o Parque da Penha, Santuário da Penha e o Teleférico (Guimarães), o Bom Jesus e o Sameiro (Braga), o Mosteiro de Tibães (Braga), Museu dos Biscainhos (Braga), a Citânia de Briteiros (Guimarães) a Fortaleza (Valença do Minho), Parque da Devesa (Vila Nova de Famalicão), São Bento da Porta Aberta (Terras de Bouro), Castro de S. Lourenço (Esposende), Santuário de Nossa Senhora da Peneda (Arcos de Valdevez), Torre do Cimo da Vila e o Paço dos Condes de Barcelos (Barcelos), Ponte e o Castelo do Lindoso (Ponte da Barca), Museu do Brinquedo Português (Ponte de Lima) e a Torre do Relógio (Caminha).

Se não fizer férias lá fora, faça férias cá dentro!

 

Sobre o Autor

Bruno Silva

—> Perfil de Bruno Silva no Facebook
—> Perfil de Bruno Silva no LinkedIn

# Coach, Consultor e Formador nas áreas da Inovação, Marketing e Empreendedorismo, desde 2009 na InnovMark, colaborando também com Instituições de Ensino Superior, Entidades de Consultoria e de Formação profissional, Associações Empresariais, onde se incluem projectos geridos pela AEP, IAPMEI, CAP, AIP, CCP, CIG, etc.

# Speaker / Orador, desde 2009, com mais de 100 presenças nos principais Congressos, Seminários, Workshops e Conferências nacionais e Feiras de Negócios nas áreas da Inovação, Marketing e Empreendedorismo.

# Fundador e Community Manager, desde 2006, do Portal Inovação & Marketing, que conta actualmente com mais de 70.000 Subscritores, considerando todos os formatos de subscrição, sendo um dos maiores projectos deste género em Portugal.

# Fundador e Community Manager, desde 2013, do “Dish Mob Portugal” que promove o espírito “Dish Mob”, e que está a transformar-se num dos principais movimentos nacionais de promoção do networking e aceleração de ideias nas áreas da inovação e do empreendedorismo.

– Licenciatura Pré-Bolonha em Gestão pela Universidade do Minho.
– Pós-Graduação em Marketing pelo IPAM – Marketing School.
– Pós-Graduação em Gestão da Tecnologia, Inovação e Conhecimento pela Universidade de Aveiro
– Curso de Especialização em Empreendedorismo de Base Tecnológica pela Universidade de Aveiro
– Formações Profissionais em Vendas, Excelência Pessoal, Inteligência Emocional e Criatividade, Gestão do Stress, Organização de Eventos, Comunicação em Público, E-Business, etc.

 



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!