Artigo de Opinião: “Black Friday” (Revista SPOT)

 

Black Friday

Por Bruno Silva (Revista SPOT)

Recentemente viveu-se mais uma Black Friday em todo o mundo, data em que muitas marcas de retalho oferecem descontos apetecíveis para os consumidores, em várias gamas de produtos. Se é verdade que algumas compras podem ser consideradas um bom negócio pelo facto de os consumidores obterem descontos consideráveis, também é verdade que ao longo dos últimos anos têm sido reportados muitos abusos por parte das marcas que nos dias anteriores ou até mesmo horas antes da Black Friday inflacionam os preços de forma a que nessa data apresentem supostos descontos agressivos aos clientes.

Neste aspecto em particular, é importante que além da adrenalina de os consumidores se envolverem numa experiência com um cariz algo emocional, também é fundamental que aliem uma análise racional nesse processo de compra, de forma a não serem iludidos por parte estratégias pouco claras e transparentes, e nesse sentido uma das inovações dos últimos anos foi o surgimento de projectos online que permitem comparar preços do mesmo produto em várias marcas de retalho, físico e online, podendo o consumidor mais informado verificar se de facto determinado preço com desconto é um bom negócio ou apenas uma estratégia de publicidade enganosa.

A partir da utilização de determinados comparadores de preços como, por exemplo, o KuantoKusta pode-se facilmente constatar que determinado negócio que à primeira vista aparentava ser tentador afinal seria um negócio pouco apelativo, pelo facto de outras marcas de retalho praticarem preços semelhantes ou até inferiores sem utilizarem o tal “desconto”.

Devido a muitos abusos reportados que têm sido praticados, a DECO – Defesa do Consumidor lançou um comparador de preços no seu site, e defendeu e reforçou a necessidade da divulgação do preço mínimo praticado nos 30 dias anteriores ao desconto ou promoção anunciado, e nas lojas online, a apresentação gráfica da variação dos preços praticados, pelo menos nos últimos 30 dias.

Considero que esta maior transparência na informação prestada aos consumidores deveria ser uma prática corrente ao longo de todo o ano, e não apenas durante algumas épocas especiais do ano, para bem da concorrência leal entre as marcas e para benefício e satisfação dos consumidores. Inovação não está apenas relacionada com introdução de novas tecnologias, mas também com a melhoria de boas práticas e comportamentos de uma sociedade.

 

 

 

Bruno Silva

—> Perfil de Bruno Silva no Facebook
—> Perfil de Bruno Silva no LinkedIn

# Coach, Consultor e Formador nas áreas da Inovação, Marketing e Empreendedorismo, desde 2009 na InnovMark, colaborando também com Instituições de Ensino Superior, Entidades de Consultoria e de Formação profissional, Associações Empresariais, onde se incluem projectos geridos pela AEP, IAPMEI, CAP, AIP, CCP, CTP, CIG, etc.

# Speaker / Orador, desde 2009, com mais de 100 presenças nos principais Congressos, Seminários, Workshops e Conferências nacionais e Feiras de Negócios nas áreas da Inovação, Marketing e Empreendedorismo.

# Fundador e Community Manager, desde 2006, do Portal Inovação & Marketing, que conta actualmente com mais de 80.000 Subscritores, considerando todos os formatos de subscrição, sendo um dos maiores projectos deste género em Portugal.

# Cronista desde 2006 no Portal Inovação & Marketing, Revista Inovar-te, Portal AEP, Revista Brasileira de Administração, Revista Farmácia Distribuição, E-Go-Marketing, Revista Portugal Inovador (Jornal Público), RTP2, Marketing Farmacêutico e Revista SPOT.

# Fundador e Community Manager, desde 2013, do “Dish Mob Portugal” que promove o espírito “Dish Mob”, e que é um importante movimento nacional de promoção do networking e aceleração de ideias nas áreas da inovação e do empreendedorismo, com mais de 30 eventos já organizados.

– Licenciatura Pré-Bolonha em Gestão pela Universidade do Minho (2004).
– Pós-Graduação em Marketing pelo IPAM – Marketing School (2006).
– Pós-Graduação em Gestão da Tecnologia, Inovação e Conhecimento pela Universidade de Aveiro (2007)
– Curso de Especialização em Empreendedorismo de Base Tecnológica pela Universidade de Aveiro (2007)
– Formações Profissionais em Vendas, Excelência Pessoal, Inteligência Emocional e Criatividade, Gestão do Stress, Organização de Eventos, Comunicação em Público, E-Business, etc.



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!