Marketing: Licenciados ganham em Portugal mais 70% que os outros

Setembro 14, 2012 by  
Filed under Notícias

Por mais que o desemprego grasse (também) entre os licenciados, ter um curso superior continua a ser uma vantagem para quem está no mercado de trabalho. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Portugal é mesmo o país onde mais compensa, já que o salário de um licenciado é em média 69% superior ao de alguém com o ensino secundário.

De acordo com o relatório divulgado esta terça-feira pela OCDE sobre a educação, um português com «canudo» pode esperar ganhar, em termos líquidos, mais cerca de 300 mil euros ao longo da sua vida ativa do que um homem com ensino secundário. Nas mulheres, a vantagem desce para 165 mil euros.

«O ensino superior traz benefícios económicos consideráveis, especialmente em Portugal», pode ler-se no relatório. Isto porque, em média, no conjunto dos países da OCDE, a diferença salarial entre os licenciados e as pessoas com ensino secundário é de 55% (face aos 69% de Portugal).

Na média da OCDE, um homem licenciado ganha mais 125 mil euros e uma mulher mais 86 mil euros.

Os números parecem favoráveis a Portugal e, como diz a OCDE, até podem ser um «forte incentivo» para que os portugueses apostem na educação, mas a verdade é que os empregos são coisa cada vez mais rara no nosso país, até mesmo para quem tem um curso superior: a taxa de desemprego neste nível de habilitações subiu de 2,7% em 2000 para 6,3% em 2010 em Portugal, o que deixa o nosso país com a sexta maior taxa de desemprego de licenciados no conjunto dos 34 países da organização.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!