PT e SIBS entre as que mais apostam em I&D

Outubro 11, 2006 by  
Filed under Notícias

In Jn

Portugal está representado com apenas duas empresas no quadro de bordo das mil sociedades da União Europeia (UE) que mais investiram em Investigação e Desenvolvimento (I&D) em 2005 (num total de 371 mil milhões de euros), de acordo com um documento divulgado anteontem pela Comissão Europeia. No último ano, a Portugal Telecom (PT), que ocupa o 555.° posto do “ranking” europeu, e a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), em 876.° lugar, gastaram 11,10 milhões e 4,06 milhões de euros, respectivamente, em I&D.

Na categoria “Operadores de rede fixa”, a PT foi a 13.ª empresa a investir mais em I&D, enquanto que a SIBS é a 22.ª na categoria “Serviços de apoio”. A PT lidera a lista das dez empresas portuguesas que mais investiram nesta área (17,8 milhões de euros). Seguem-se-lhe SIBS, Semapa, Galp Energia, Novabase, Corticeira Amorim, Banif, Ibersol, Jerónimo Martins e Unicer.

Em 2005, quando comparado com o ano anterior, o investimento em I&D feito pelas empresas do top-1000 europeu aumentou, em média, 5,3% em média, contra uns escassos 0,7% em 2004, uma percentagem ainda assim inferior ao aumento de 7,7% registado pelo Top-1000 das empresas extra-comunitárias.

A Europa mantém um perfil elevado em termos de investimento em inovação industrial, marcando presença com 18 empresas no top-50 mundial e com cinco empresas no top-10 mundial das companhias com um crescimento mais rápido da taxa de inovação. Os três primeiros lugares do top-50 mundial são ocupados por empresas norte-americanas – Ford, Pfizer e General Motors.

Nota: Apesar de alguns bons exemplos o investimento em I&D no sector privado representa 0,25% do PIB, tendo o sector publico um investimento equivalente a 0,5%. Relativamente ao sector privado a média da UE cifra-se nos 1,23%! Elucidativo.



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!