Inovação: Energias renováveis ajudam à recuperação económica do País

Abril 22, 2010 by  
Filed under Notícias

Governo e privados estão empenhados na concretização dos objectivos para as energias renováveis e até definiram novas metas, mais ambiciosas.

A aposta do Governo e das empresas nas energias renováveis está mais do que decidida e não será a crise económica a fazê-los recuar. Este é o sentimento de todos os intervenientes da V Conferência Energias Renováveis, organizada pelo Diário Económico, e que decorreu ontem no Hotel Sheraton, em Lisboa. Aliás, para Fernando Pacheco, vice-presidente da Iberdrola, “o sector das energias renováveis pode ajudar na recuperação económica”.

Como tal, o Governo decidiu reformular os objectivos estratégicos para 2020 e criar o Plano Novas Energias, que terá de ser entregue em Bruxelas até ao final do primeiro semestre deste ano. O plano define novas metas para o sector, com destaque para a redução da dependência energética dos combustíveis fósseis de 83% para 74% e do saldo importador de energia em 25% (ou seja dois mil milhões de euros). Outras metas passam por produzir 60% da energia através de fontes renováveis e criar mais 121 mil novos empregos, “cem mil nas energias renováveis e 20 mil na eficiência energética”, adiantou o director- -geral de Energia e Geologia (DGEG), José Manuel Perdigoto.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!