Inovação: Inovação social consiste em apostar nas pessoas

Maio 14, 2010 by  
Filed under Notícias

”A socióloga Rubina Leal considera que a inovação social consiste em apostar cada vez mais nas pessoas e em aproveitar estas mais-valias de uma forma transversal e que é uma tarefa que deve envolver todos, desde o sector público ao sector privado.

Esta reflexão foi deixada, ontem, no âmbito de uma conferência sob o tema “Inovação Social”, que decorreu na Reitoria da Universidade da Madeira (UMa).

Na conferência marcaram presença o reitor da UMa, Castanheira da Costa, a presidente da Associação Casa dos Enfermeiros da RAM, Manuela Machado e demais convidados.

Esta iniciativa decorreu no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, que hoje se assinala, numa organização conjunta da Associação Católica dos Enfermeiros e Profissionais de Saúde da RAM, Associação Casa dos Enfermeiros da RAM e Sindicato dos Enfermeiros da RAM.

Rubina Leal sublinhou, na oportunidade, que “quando nós muitas vezes falamos em inovação social ligada à tecnologia, quer para as questões sociais, quer para as questões da saúde, a mais-valia está em encontrar estratégias de mudança” tendo reiterado que “se formos inovadores, empreendedores podemos criar mudança”.

A socióloga destacou o papel importante que os enfermeiros têm na área da Saúde ao salientar que “são aqueles que estão em ligação com as pessoas e que mantêm uma relação mais próxima com a comunidade”.

Por isso, adiantou, “cabe aos enfermeiros toda esta mudança porque os problemas sociais vão surgindo cada vez mais e a população está cada vez mais envelhecida”, de maneira que “cabe a estes profissionais serem empreendedores e congregar as valências”.

A inovação social é uma aposta mundial. Como prova referiu-se ao facto do próprio presidente dos EUA, Barack Obama ter criado o Gabinete da Inovação Social. “Eu acho que o caminho é esse”, frisou.

A inovação social surge como uma resposta adequada a todos os problemas que estão a surgir, referiu, sendo um tema transversal a todas as áreas.

Fonte: Jornal da Madeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!