Marketing: Seleccionador inglês quer avaliar jogadores como marcas no Mundial

Maio 14, 2010 by  
Filed under Notícias

Federação Inglesa já pediu a Capello para adiar o ‘ranking’ para depois da competição.

Que Fabio Capello é polémico já não é notícia, mas a forma como volta à Imprensa a um mês do Campeonato Mundial de Futebol não deixa de ser inovadora. O seleccionador inglês decidiu lançar um índice – o ‘Capello Index’ – com um ‘rating’ para avaliar o desempenho dos jogadores, que irá ajudá-lo a decidir quem será titular na maior competição de futebol do ano.

À semelhança de outros ‘rankings’ de jogadores, como o “Castrol Ranking” lançado já este ano, o ‘Capello Index’ usa uma fórmula que mede a ‘performance’ dos jogadores através da sua posição em campo, do seu impacto em cada desafio e do contributo para o resultado do jogo. Tudo domínios equivalentes aos utilizados para determinar quanto vale a marca de um futebolista profissional.

“Toda a gente que acompanha o futebol gosta de debater o mérito de determinados jogadores. Eu decidi usar a minha experiência como treinador de clubes e Selecções para identificar os atributos e qualidades que tornam um jogador valioso para a equipa”, explicou o treinador italiano à imprensa mundial.

Perante as opiniões divergentes da Imprensa e do desagrado do mundo desportivo, a própria Federação Inglesa de Futebol já pediu ao técnico para adiar o lançamento do site para depois do Campeonato Mundial da África do Sul. Segundo fonte da instituição, este adiamento neutralizaria problemas com os jogadores ingleses, avaliados pelo próprio treinador.

O site já está disponível em versão beta, atribuindo a avaliação de melhor jogador do mundo, em Abril, a Cristiano Ronaldo.

Esta é mais uma das jogadas do ex-profissional para valorizar a sua própria marca, depois de ter assinado um acordo publicitário com a Carlsberg, onde protagoniza a campanha ao lado de estrelas do futebol inglês, como Rio Ferdinand, Steven Gerrard, David James e Jermaine Defoe.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!