Inovação: Roma investe 500 milhões para se tornar numa capital verde

Junho 4, 2010 by  
Filed under Notícias

A autarquia de Roma vai investir cerca de 500 milhões de euros para transformar a cidade numa capital verde e com baixas emissões de carbono, uma iniciativa destinada, em parte, a reforçar a candidatura aos Jogos Olímpicos de 2020.

O programa implica um investimento em novos negócios e indústrias nos próximos 20 anos, o que, segundo o município, irá criar milhares de postos de trabalho e tornará a cidade energeticamente independente.
“Não é apenas um plano de energia, mas também ambiental, urbano e económico. É um plano completo para desenvolver a cidade”, afirmou na segunda-feira o presidente da Câmara de Roma, Gianni Alemanno, numa conferência de imprensa.
O projecto será aplicado sobretudo em três vertentes: transformar o congestionado centro histórico num espaço mais verde e “amigo” do modo pedestre, desenvolver o comércio e a indústria da zona periférica à capital e aumentar as áreas agrícolas fora da cidade para reduzir o impacto das emissões de dióxido de carbono.
Presente na conferência, o economista norte-americano Jeremy Rifkin, que tem defendido um plano europeu de sustentabilidade económica para enfrentar a crise, afirmou que o objectivo é criar uma visão económica durável, obtendo uma “democratização da energia”.
A par de Palermo ou Veneza, Roma é uma das várias cidades italianas que têm mostrado interesse em acolher os Jogos Olímpicos de 2020, mas o Comité Olímpico só escolherá uma candidatura em 2013.
A capital italiana, que recebeu o evento em 1960 e viu a sua candidatura de 2004 ser rejeitada, tem já vários estádios construídos, mas debate-se com problemas de tráfico, de ligações de transportes e habitação.

Fonte: Oje – O Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!