Ciência: Clima, Padrão global activo há milhões de anos

Junho 24, 2010 by  
Filed under Notícias

Uma investigação internacional publicada na Science afirma ter detectado um “padrão global” no clima da Terra, ligado a uma sequência com um mínimo de 2,7 milhões de anos. Os cientistas fazem uma outra afirmação de importância: esse mecanismo global está ligado ao dióxido de carbono (CO2).

O professor Timothy Herbert, da Universidade de Brown, em Rhode Island, nos EUA, que trabalhou com equipas no Reino Unido e na China, baseia a conclusão no estudo de sedimentos recolhidos no fundo de oceanos, em quatro pontos diferentes do planeta. A análise química dos restos de plantas e animais permitiu calcular variações de temperatura global.

Nos últimos 2,7 milhões de anos, estas variações de temperatura no hemisfério norte ocorreram em simultâneo com as dos trópicos. Esta é a primeira prova de um padrão global nas alterações climáticas do planeta nos últimos três milhões de anos, afirmam os autores.

Na descrição dos cientistas, o aquecimento tropical causado por níveis elevados de CO2 produziu uma série de efeitos que resultaram em mais gases com efeito de estufa, processo de auto-alimentação responsável pelo mecanismo geral de aquecimento e arrefecimento.

Fonte: Diário de Notícias



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!