Economia: Funcionários públicos serão menos e mais qualificados

Junho 24, 2010 by  
Filed under Notícias

O secretário de Estado da Administração Pública considera que nos próximos anos os trabalhadores do Estado vão passar por uma redução do número, um envelhecimento e uma maior taxa de qualificações, num sector onde o número de mulheres vai crescer.

Em declarações à Lusa, Castilho dos Santos afirma que são estas as principais tendências e os desafios para os próximos anos, em termos de gestão dos cerca de 700 mil trabalhadores do Estado.

«Antecipo a continuação de uma gradual redução do número de trabalhadores em funções públicas», um aumento da «pressão demográfica decorrente do envelhecimento gradual da sociedade», um «reforço do peso relativo da taxa de feminização» e um «aumento do nível de tecnicidade/licenciados», sublinhou o secretário de Estado.

De acordo com o governante, só será possível fazer uma contabilização precisa do número de funcionários públicos e da média de remunerações do Estado quando for actualizada, em Setembro, no Boletim do Observatório de Emprego Público, mas «neste momento, cerca de 49 por cento dos trabalhadores da Administração Central do Estado são licenciados», o que revela um aumento de 200 por cento nos últimos treze anos.

A média etária, continua o governante, «oscila entre os 41 e os 42 anos» e «cerca de 44% dos trabalhadores em funções públicas são mulheres». Quanto ao vínculo laboral, Castilho dos Santos afirma que «83% dos trabalhadores detêm o vínculo de contrato de trabalho em funções públicas» (depois de transição de vínculo em 1 de Janeiro de 2009).

Já sobre o valor médio de remuneração, a resposta é mais difícil: «Estando a decorrer vários processos de revisão de carreiras e corpos especiais, a questão sobre valor médio de remuneração não é passível de ser respondida com o rigor que a matéria aconselha. Para termos dados agregados, intersectorialmente, e comparáveis, teremos de esperar mais uns meses pela estabilização dos processos de revisão de carreiras especiais, que detêm um peso significativo na escala remuneratória geral da Administração Pública».

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!