Inovação: Tecnologia portuguesa revoluciona diagnóstico clínico

Julho 2, 2010 by  
Filed under Notícias

A Biosurfit criou uma plataforma que permite realizar testes junto do paciente e saber logo o resultado.

A tecnologia da Biosurfit baseia-se num equipamento de leitura – Spinit Reader – e na utilização de discos descartáveis – Spinit Disposables. Mediante a utilização de uma gota de sangue, esta tecnologia consegue disponibilizar resultados precisos de detecção de diversos marcadores em apenas 15 minutos. Isto permitirá ao médico fazer o diagnóstico clínico mais rápido e preciso.

Fundada, em 2005, por João Garcia da Fonseca, doutorado em Engenharia Física dos Materiais Interfaces, a Biosurfit tem vindo a ser financiada não só por capitais de risco (INOV Capital, Beta Capital e Caixa Capital), mas também por fundos nacionais e comunitários. O projecto, que leva já praticamente cinco anos, chegou a 2010 com a fase de I&D da tecnologia Spinit realizada, com a transferência dos processos de produção em fase final de validação, com a implementação dos processos de gestão e de desenvolvimento de produto de acordo com as normas ISO 9001/13485 e já certificados pela TUV Rheinland, com evidências da aceitação do produto pelo utilizador final e pelo mercado e prestes a fazer a marcação CE de toda a tecnologia. O próximo marco a ser atingido, ainda durante este ano, é o lançamento do produto no mercado português para, a seguir implementar a estratégia de internacionalização.

Qual a razão do sucesso deste projecto?
A equipa da Biosurfit é o best asset da empresa. É dela que nasce a maior criação de valor, não só na capacidade de gerar propriedade intelectual, que se traduz directamente nas seis patentes já submetidas até à data, mas principalmente na manutenção de um ambiente de trabalho divertido e de colaboração em que todos podem influenciar as decisões técnicas e de negócio da empresa. A paixão por resolver problemas e com isso contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal de todos é o nosso maior activo.
A capacidade financeira é também um factor crítico de sucesso de uma empresa como a Biosurfit. Principalmente num país com a dimensão de Portugal, a capacidade de investir durante muitos anos com uma perspectiva de retorno longínqua e de alto risco associado é uma grande dificuldade para os investidores financeiros. A capacidade e a visão dos investidores institucionais da Biosurfit têm sido de uma importância vital para o seu sucesso.O desenvolvimento de parcerias tecnológicas e de negócio é outro factor crucial para o desenvolvimento de um projecto desta natureza.

Que dificuldades encontrou?
Vários foram os desafios que a Biosurfit foi superando ao longo do tempo. A inexistência de casos ou propriedade intelectual desenvolvida na combinação de tecnologias que estamos a usar no spinit, tornam, por exemplo, o planeamento de todas as actividades um exercício muito complicado com os respectivos impactos em termos da gestão de recursos e de orçamentação da empresa. Outros grandes desafios que encontramos têm a ver com a passagem da fase de investigação e desenvolvimento para a fase de desenho e prototipagem e para a produção em larga escala da tecnologia spinit.(…)

A crise alguma vez o fez hesitar?
Os desafios e as dúvidas que enfrentámos  foram muitos… Já passaram cinco anos desde o início deste projecto e o risco da operação está a diminuir cada dia que passa e a capacidade da empresa em seguir o seu caminho e tornar-se um sucesso na indústria de diagnóstico é inversamente proporcional a esse risco.

Há razões para estar pessimista?
É claro que a situação dos mercados financeiros tem um impacto no desenvolvimento das actividades da Biosurfit, não só relativamente ao crédito bancário, absolutamente necessário para o fundo de maneio da empresa mas também no aumento de aversão ao risco por parte dos investidores institucionais. O aumento crescente do foco dos investidores na análise do risco da empresa está a ofuscar as possibilidades de ganho das operações e com isso muitos negócios com grandes possibilidades estão a ser rejeitados. De qualquer maneira e num momento em que se fala cada vez mais em contenção de custos e criação de eficiência na cadeia de valor, a Biosurfit está cada vez mais optimista e confiante na sua tecnologia pois essa tem sido a sua direcção em termos de negócio desde o iníciodo projecto.

Fonte: Oje – O Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!