Inovação: Windows 8 será táctil e fará reconhecimento facial

Julho 2, 2010 by  
Filed under Notícias

O Windows 8 promete ser revolucionário. No passado fim-de-semana, foram divulgados, em vários “sites”, documentos confidenciais da Microsoft sobre a próxima versão do sistema operativo Windows e entre as grandes novidades está o facto de ser táctil e reconhecer o utilizador.

O novo Windows, que deverá ser lançado em finais de 2012, será um sistema completamente diferente dos anteriores, centrado na capacidade táctil dos novos computadores e no reconhecimento facial dos utilizadores (através da câmara integrada no monitor) como sistema de autenticação, na melhoria da velocidade e na eficiência energética, avança hoje o “Publico.es”.

Estas informações que têm estado a correr na Internet foram sobretudo passadas por um responsável da equipa de programação da Microsoft, diz o “ABC”. Esse mesmo responsável referia que a nova versão se chamará Windows Next e não Windows 8, para se diferenciar bem da actual versão, e que estará mais protegido contra a intrusão de “hackers”.

Além disso, o novo Windows deverá ter um controlo da luz ambiente, que permitirá que a luminosidade do ecrã se ajuste automaticamente ao meio ambiente, salienta o “El País”.

Está também prevista, segundo estas fontes, uma loja “online” própria, ao estilo do iTunes da Apple ou do Market do Android, onde os criadores poderão comercializar aplicações concebidas para trabalhar com o Windows 8.

Também com o Windows 8 chegará o Windows Server 2012, a nova versão do Windows Server, que deverá corresponder a uma actualização do Windows Server 2008 R2, refere o “ABC”.

Esta publicação refere ainda que a Microsoft quer levar algumas ideias da Kinect para o novo sistema operativo: computadores dotados – junto à câmara “web” do monitor – de sensores de proximidade semelhantes aos do seu novo periférico para a Xbox 360. O PC poderá reconhecer quando um utilizador entra em casa, ligar-se e validar a sua identidade através do reconhecimento facial, sublinha o “ABC”.

Fonte: Jornal de Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!