Empreendedorismo: empresa de calçado criada numa garagem já factura 10 milhões

Julho 13, 2010 by  
Filed under Notícias

Nasceu «numa pequenina garagem em Oliveira de Azeméis com menos de 100 metros quadrados». Este ano espera facturar «entre os 11 e 12 milhões de euros».

Criado há 23 anos numa pequena garagem em Oliveira de Azeméis, o grupo de calçado Catalá fatura hoje mais de 10 milhões de euros e, alheio à crise económica, acaba de adquirir uma empresa falida e planeia contratações.

Em entrevista à Lusa, o administrador Carlos Queirós diz que o segredo é a pró-actividade: «Temos sempre agido pró-activamente, não só em métodos de trabalho e em programações, mas também na estratégia de negócio».

Assim, e apesar da difícil conjuntura económica «nacional, europeia e mundial», o crescimento «contínuo e exponencial» das vendas nos últimos anos levou a Catalá a adquirir, em processo de insolvência, a fábrica de calçado «Outras Matérias», de Castelo de Paiva, agora designada «OQ».

Além de reintegrar os mais de 50 ex-trabalhadores daquela empresa, Carlos Queirós já admitiu mais alguns e ainda planeia novas contratações.

Com a aquisição da «OQ», o grupo Catalá duplicou a capacidade diária de produção directa de 800 para 1.600 pares, diminuindo a dependência face à subcontratação de 78 para cerca de 50 por cento.

Vinte e três anos após ter nascido «numa pequenina garagem em Oliveira de Azeméis com menos de 100 metros quadrados», a Catalá prevê faturar este ano «entre os 11 e 12 milhões de euros», mais 42 por cento do que 2009, e assegura já 170 empregos directos e mais 200 em regime de subcontrato.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!