Ciência: Portugal Campeão no RoboCup 2010

Julho 20, 2010 by  
Filed under Notícias

Ao contrário do que sucede no futebol humano, Portugal vai obtendo títulos no mundial de futebol… robótico. 2010 não foi excepção a esta regra. E, para além dos títulos, ficaram ainda, como sempre, os avanços científicos e tudo o que os jovens (e menos jovens) portugueses presentes aprenderam.

O RoboCup é um encontro científico anual que visa promover a investigação e educação em torno da Inteligência Artificial e Robótica. Já se realizou em Lisboa em 2004 e a edição de 2010 teve lugar em Singapura com cerca de 3000 participantes de 39 países. Portugal foi o 6º país mais representado, apenas atrás dos locais (Singapura), Alemanha, China, Japão e Irão, e à frente de nações como os EUA ou a campeão do mundo de futebol Espanha. Não é um resultado surpreendente, apenas porque se tem tornado um hábito nos últimos anos, demonstrando o grande impacto que a Robótica tem na investigação universitária e na educação nos diversos níveis dos primeiros 12 anos de escola.

Mas Portugal não se fica pela presença, já de si muito importante e promovedora de avanços no conhecimento e na inovação. Tal como também tem sido hábito, as equipas portuguesas alcançaram o pódio em algumas ligas, dos universitários aos membros de escolas básicas e secundárias. Fica aqui a lista , com parabéns a todos!

Fonte: Expresso



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!