Inovação: Tecnologia portuguesa testa energia das ondas irlandesa

Novembro 25, 2010 by  
Filed under Notícias

A empresa portuguesa Kymaner produziu a turbina de ar que será testada em 2011 numa central de energia das ondas na costa irlandesa.

O projeto europeu de aproveitamento de energia das ondas que vai ser testado em 2011 ao largo da costa irlandesa, perto de Spiddal, terá uma turbina de ar produzida pela empresa portuguesa Kymaner.

O projeto CORES – Components for Ocean Renewable Energy Systems vai dispor de uma turbina de ar portuguesa que será testada em Spiddal durante 2011.

Esta “turbina de ação auto-retificadora” configura, segundo fontes ligadas ao projeto, “uma evolução do conceito das turbinas de gás das centrais termoeléctricas e utiliza uma abordagem inovadora que lhe confere ganhos de rendimento significativos quando comparados com tecnologias semelhantes”.

As mesmas fontes referem que “a turbina, atualmente em fase de testes finais em fábrica, será instalada numa plataforma flutuante em Dezembro, o que faz com que a Kymaner seja a primeira empresa portuguesa exportadora de tecnologia para aproveitamento da energia das ondas”.

A Kymaner foi criada em 2005, para desenvolver a energia das ondas em Portugal. Atualmente tem a seu cargo a manutenção da Central de Ondas do Pico.

Fonte: Expresso



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!