Marketing: Empresas externas na Irlanda duplicam número de empregos em 2010

Janeiro 6, 2011 by  
Filed under Notícias

As empresas externas na Irlanda criaram 11 mil empregos só em 2010, o dobro do número de 2009, apesar da crise financeira que abalou o país no ano passado, mostram hoje dados oficiais.

O número de novas empresas estrangeiras que estabeleceram indústrias na Irlanda cresceu também mais um quinto, para 47, segundo um relatório de final de ano da Autoridade de Desenvolvimento Industrial (ADI), a agência governamental irlandesa para o sector.

Barry O’Leary, presidente executivo da ADI, disse que a economia irlandesa conseguiu continuar a atrair investimento directo estrangeiro em 2010, apesar da crise.

“O mais encorajador é o aumento substancial na escala destes investimentos por parte de muitas das maiores empresas mundiais,” acrescentou, citado pela agência de notícias France Press.

“O crescimento baseado nas exportações está a alimentar a carteira dos clientes da ADI, que criaram quase 11 mil novos empregos em 2010, significativamente mais em comparação com o total de 4.615, no ano passado,” disse ainda Barry O’Leary.

Entre as empresas a investir na Irlanda pela primeira vez, em 2010, estiveram a Telefónica, a Warner Chilcott, LinkedIn, Riot Games, Webroot, FC Stone, Spencer Stuart, Fi-Tek, Genband, Synchronoss, Aspect and Streamserve.

A ADI disse ainda que as empresas estrangeiras já na Irlanda continuam também a recrutar, incluindo as tecnológicas HP, Google e Facebook, a consultora Accenture, o banco Citi e as farmacêuticas Eli Lilly e MSD.

Mais de 60% dos impostos sobre o rendimento das empresas e outras pessoas colectivas (IRC) na Irlanda é pago pelas empresas que utilizam os serviços da ADI, disse ainda a agência estatal, acrescentando que estas companhias representam ainda mais de 75% do total de exportações do país.

Apesar de ter beneficiado de um programa de resgate de 85 mil milhões de euros, financiados pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional, o governo de Dublin recusou desde o início incluir o baixo valor de IRC irlandês na lista de negociações para o mecanismo de auxílio.

As empresas estrangeiras, segundo os cálculos da ADI, asseguram na Irlanda cerca de 139 mil empregos directos e 240 mil indirectos.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!