Marketing: Como tornar seu negócio atraente para geração Y

Janeiro 13, 2011 by  
Filed under Notícias

Os jovens nascidos entre as décadas de 80 e 90, conhecidos como membros da geração Y, estão sempre conectados e são especialistas em lidar com tecnologia.

“Esse consumidor é um cara bastante diferente. É ansioso, imediatista e quer ter uma identidade e participar da criação de um produto”, explica Adriano Augusto Campos, consultor de inovação do Sebrae/SP e especialista do assunto.

Para o consultor, as micro e pequenas empresas não focam tanto nesse público e estão perdendo uma oportunidade. “Elas entendem como mais uma fatia de mercado. Focar no nicho é um caminho com mais possibilidades e condições de conhecer melhor”, ensina. Confira oito dicas para não deixar de atender esse público e evitar o envelhecimento da empresa.

1. Mantenha-se disponível

A proximidade é essencial. A geração Y quer opinar, criticar, reclamar, perguntar. As redes sociais são um dos principais canais de comunicação.

2. Observe

Um dos mitos relacionados com esse consumidor é que ele é difícil de atender e muito diferente. O segredo está em um passo simples. “Observar e conhecer o perfil desse público é a saída. Procure saber quais são os hábitos de compra, onde ele está, o que gosta, suas preferências culturais”, diz.

3. Atendimento personalizado

O consumidor mais jovem tem a tendência de priorizar marcas que ofereçam atendimento mais personalizado. “O vendedor tem que ser aquele cara que vai ajudar o cliente a escolher, cocriar”, conta.

Por isso, é importante treinar os funcionários para que estejam prontos a prestar um atendimento dessa forma. A personalização pode atingir ainda produtos e serviços.

4. Tenha-os por perto

Escute os funcionários e fornecedores que fazem parte dessa geração. “Isso ajuda a perceber o que está funcionando e o que esse público quer”, afirma Campos.

5. Mídia e interação

A comunicação tem que ser diferente. “Os meios tradicionais não surtem os mesmo efeitos”, explica Campos. Segundo o especialista, a interação simultânea por vários canais, como celular, internet e TV, são métodos eficazes de contato.

6. Pare e volte atrás

Quando a empresa implementa uma novidade, é preciso medir se o resultado foi bom. “A medida precisa ser avaliável e o bom empreendedor precisa saber o momento certo de recuar”, ensina Campos.

Fonte: Info Online



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!