Inovação: Carros inteligentes. O que conseguem fazer sozinhos?

Janeiro 17, 2011 by  
Filed under Notícias

Automóveis que estacionam sozinhos já não são uma novidade no mercado. Mas como será um carro em 2030?

Uma feira de tecnologia realizada recentemente em Las Vegas, Estados Unidos, mostrou as últimas tecnologias disponíveis para carros particulares, escreve a BBC Brasil.

Segundo a mesma fonte, esta feira mostrou tudo o que os carros podem fazer sem a ajuda do condutor, como por exemplo, estacionar. Stephanie Janczak, gerente de segurança automotiva da Ford, refere que um carro pode usar sensores eletrónicos para estacionar sozinho. O veículo examina o tamanho do lugar para saber que dimensões tem e o condutor precisa apenas pressionar os pedais. A direção move-se sozinha durante o processo.

Outro dispositivo é o controlo de música por comando de voz. O arquivo de música – ou a estação de rádio – é sintonizado pelo telemóvel ou pelo MP3 e o volume do som é feito pelo próprio carro pelo sistema Bluetooth. Neste sentido, esta novidade evita que o motorista se desconcentre com o telemóvel nas mãos.

Mas, além de mostrar tecnologias para carros que estão disponíveis atualmente ou que podem ser adaptadas facilmente para o uso imediato, a feira mostrou também os carros-conceito, refere a BBC Brasil.

A ideia da GM é mostrar como um carro deverá ser no ano 2030. Com a evolução da tecnologia, o automóvel poderá vir a comunicar com outros carros do mesmo modelo, não poluirá e também não fará ruído.

Marcas como a GM, Ford, Audi e BMW preferiram levar as novidades do setor a esta feira de Las Vegas, em vez de mostrá-las apenas no tradicional salão automóvel de Detroit, o que pode ser considerado um sinal de que o futuro do carro é a tecnologia.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!