Marketing: Portugueses gastaram menos 683 milhões em remédios

Janeiro 23, 2011 by  
Filed under Notícias

Dificuldades das famílias são apontadas como as principais razões para a venda de menos 13 milhões de embalagens.

Em 2010 gastaram-se menos 683 milhões de euros em medicamento em comparação com o ano anterior – para um total de mercado de 2,4 mil milhões de euros – o que corresponde a uma descida de 13 milhões de embalagens vendidas. Uma factura paga em exclusivo pelos remédios de marca, já que os genéricos subiram as vendas, conquistando a maior quota de mercado até agora. Utentes e bastonário da Ordem dos Médicos dizem que situação é o resultado da crise.

De acordo com dados da IMS Health, citados pelo Diário de Notícias, os medicamentos de marca venderam 214 milhões de embalagens no ano passado, menos quase 17 milhões que em 2009. Um saldo negativo apenas compensado ligeiramente pelos genéricos, que aumentaram as vendas relativamente a 2009, com mais sete milhões de euros de lucro (passaram para 444 milhões).

“Quer a crise quer as medidas tomadas pelo Governo, fazendo recair maiores encargos sobre os utentes, levam a uma redução grande do consumo de medicamentos”, disse ao DN Carlos Braga, do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos. “Os reformados e os trabalhadores com baixos salários têm de fazer opções na hora da aquisição. Ou compram parte da medicação ou deixam de comprar para levar pão para casa.”

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!