Inovação: Primeira feira mundial online arranca com 140 galerias
Janeiro 23, 2011 by Inovação & Marketing
Filed under Notícias
Cerca de 140 galerias de arte moderna e contemporânea de 30 países participam a partir de sábado na primeira feira online, a VIP Art Fair, disponível até 30 de Janeiro para compras a partir de qualquer ponto do mundo.
O conceito da VIP Viewing In Private Art Fair foi co-criado pelo casal de galeristas nova-iorquinos James e Jane Cohan, em conjunto com Jonas e Alessandra Almgren, empreendedores na Internet, com o objectivo de baixar os preços tanto para galeristas como para coleccionadores.
A partir de sábado estão disponíveis online mais de 7.500 obras de 2 mil artistas consagrados como Cindy Sherman, Basquiat, Damien Hirst, Urs Fischer, Subodh Gupta, Hiroshi Sugimoto, Sarah Lucas, Lucian Freud, Richard Prince, Francis Bacon e Jackson Pollock.
Segundo a organização, os preços vão variar entre os 5.000 e 1 milhão de dólares (entre 3.700 euros e 739 mil euros) e até ao momento confirmaram a presença 126 visitantes de países de todo o mundo, desde a Rússia, China, Gana, Afeganistão, Uruguai, Nova Zelândia e Líbano.
A feira – cujas aquisições serão negociadas directamente entre os galeristas e os compradores – vai decorrer ao vivo, exclusivamente online em www.vipartfair.com apenas por uma semana, entre 22 e 30 de janeiro de 2011.
Mesmo que não queiram comprar, os interessados podem inscrever-se e visitar galerias de Sidney, Xangai, Cidade do Cabo, Atenas, Londres, Reykjavik, Nova York e São Paulo, onde se encontram mais de 90 instalações de escala monumental, 75 trabalhos de vídeo/multimédia, 360 fotografias, 500 pinturas, 400 esculturas e cem desenhos e trabalhos noutros suportes.
Não estão presentes galerias portuguesas, mas há várias do Brasil: Galeria Raquel Arnaud, Nara Roesler, Fortes Vilaça e Luísa Trina (todas em São Paulo) e ainda A Gentil Carioca, no Rio de Janeiro.
Entre as entidades do mundo da arte que participam encontram-se o Museu Whitney de Arte Americana, Museu Solomon R. Guggenheim, New Museum, Galeria Whitechapel, Instituto de Arte de Chicago, Galeria Serpentine, Museu Kröller-Müller, Museu de Arte Mori, e o Museu de Arte Moderna Irlandês.
Fonte: Oje – o Jornal Económico
Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!