Marketing: Toyota é líder mundial pelo terceiro ano

Janeiro 27, 2011 by  
Filed under Notícias

A Toyota voltou a ser, pelo terceiro ano consecutivo, o maior construtor automóvel em todo o mundo, depois de a retoma global do sector ter compensado a quebra de vendas nos EUA, um dos maiores mercados da marca japonesa.

Em comunicado, a Toyota refere que as vendas totais – incluindo a marca premium Lexus e filiais como a Daihatsu e Hino Motors – subiram 8% no ano passado em relação a 2009, totalizando 8,42 milhões de unidades. O grupo General Motors (GM), segundo maior construtor automóvel global, registou um crescimento de 12% nas entregas até 8,39 milhões de unidades.

As vendas da Toyota no mercado norte-americano recuaram 0,4% para 1,76 milhões de veículos, a reflectir as milhares de recolhas de automóveis feitas devido às suspeitas de uma aceleração descontrolada e que afectaram a imagem da marca no país. Na China, o maior mercado automóvel mundial, as encomendas aceleraram 19% em 2010, ainda assim abaixo do aumento de 29% conseguido pela rival GM no país asiático.

A Volkswagen, maior construtor europeu e terceiro mundial, vendeu 7,14 milhões de unidades no ano passado, um aumento de 14% face a 2009. A marca alemã estima uma subida de 5% nas entregas este ano, afirmou Christian Klinger, chefe de vendas da VW.

No mesmo comunicado, a Toyota informa que espera atingir vendas de 8,6 milhões de veículos este ano. A GM não avançou com nenhuma previsão para o exercício fiscal.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!