Marketing: Desemprego deve baixar ligeiramente em 2011
Janeiro 27, 2011 by Inovação & Marketing
Filed under Notícias
No conjunto da União Europeia e nos países desenvolvidos o desemprego chegou aos 8,8% em 2010 mas deve descer ligeiramente este ano.
Os dados foram revelados ontem pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O estudo ‘Tendências Mundiais do Emprego 2011′ salienta que houve uma recuperação desigual dos mercados de trabalho no ano passado, com o desemprego a aumentar na União Europeia e Economias Desenvolvidas (Canadá, EUA, Austrália, Nova Zelândia, Israel, Japão, Islândia, Noruega e Suíça), enquanto na maioria dos países em desenvolvimento o cenário é de estabilidade ou melhoria ligeira.
Entre 2007 e 2010, a União Europeia e os países desenvolvidos registaram 55% do aumento do desemprego, embora representem apenas 15% da força de trabalho mundial.
Nesta região, o emprego recuou 2,2% em 2009 e, no ano seguinte, mais 0,9%.
Em 2010, apenas 54,7% da população em idade activa destes países estava empregada (face aos 57,1% em 2007).
Só a indústria perdeu 9,5 milhões de trabalhadores entre 2007 e 2009.
A OIT prevê que o desemprego deve descer ligeiramente em 2011, mas ainda assim existirão mais 15 milhões de pessoas sem trabalho nos países desenvolvidos do que em 2007.
O relatório salienta que o crescimento massivo do desemprego jovem durante a crise foi acompanhado de um declínio significativo da participação deste grupo na força de trabalho, mostrando um elevado nível de desânimo.
A OIT sublinha que, nas economias avançadas, os governos devem adoptar políticas e incentivos para estimular o investimento privado, enquanto promovem planos credíveis para reduzir os défices orçamentais a médio prazo.
Considera ainda que “são necessárias políticas para impulsionar a produtividade laboral de forma a reduzir os custos unitários do trabalho e aumentar a competitividade”.
O estudo revelou ainda que a produtividade aumentou, mas os ganhos de produtividade não se reflectiram aumento salarial, o que pode ameaçar as perspectivas de recuperação no futuro, já que existe uma ligação forte entre os salários reais e o consumo.
Fonte: Económico
Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!