Marketing: Vídeo vai dominar tráfego de dados em celulares e tablets em 2015

Fevereiro 7, 2011 by  
Filed under Notícias

Em apenas quatro anos, dois terços do tráfego mundial de dados por aparelhos móveis será feito em vídeo, de acordo com estudo divulgado nesta semana pela Cisco. A projeção é de que o uso de vídeo em smartphones, laptops e tablets irá dobrar a cada ano entre 2010 e 2015.

O crescimento do uso de vídeos em streaming e em alta definição será possibilitado pelo aumento da velocidade da internet e da duração da bateria dos aparelhos móveis. Segundo a Cisco, a intensidade do tráfego de dados em aparelhos móveis não será afetada apenas pela migração de usuários vindos dos computadores fixos, mas também pela emergência de aplicativos e serviços feitos exclusivamente para smartphones e tablets.

Além disso, os celulares mais sofisticados, mas que não são smartphones, estarão preparados para oferecer vídeos em alta definição aos usuários, via wireless. A tendência já está sendo observada desde hoje. A Cisco apontou que a velocidade da internet dobrou de 2009 para 2010, o que permite que mais aparelhos possam oferecer vídeos aos usuários.

Mais tablets

O estudo da Cisco aponta que, ao todo, serão 7,1 bilhões de aparelhos móveis no mundo, o que corresponderá a aproximadamente um aparelho por pessoa (considerando a estimativa de 7,2 bilhões de pessoas no mundo em 2015). Os smartphones, tablets e laptops responderão por 90% do tráfego móvel de dados.

O uso de tablets é o que mais irá crescer nos próximos anos, segundo a Cisco, com 190% maior quantidade de tráfego de dados, contra 130% em console portátil de jogos e 116% em smartphones.

Apesar de apresentar o menor crescimento (85%) de transferência de dados, entre os dispositivos móveis, laptops e netbooks serão ainda os de mais alto tráfego em números absolutos. Segundo a Cisco, isso ocorrerá porque os outros aparelhos não terão versões anteriores com capacidade para os aplicativos e conteúdos consumidos.

Fonte: Exame Brasil



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!