Marketing: Perspectivas económicas da OCDE melhoram para Portugal

Fevereiro 15, 2011 by  
Filed under Notícias

A mais recente actualização do indicador avançado da OCDE, hoje divulgada, aponta para uma melhoria progressiva da economia portuguesa. Já para Espanha, Grécia e Irlanda, os sinais sugerem uma estabilização.

O indicador avançado subiu em Portugal de 101,5 em Novembro para 101,9 em Dezembro, no que traduz a subida mais ampla em quatro meses consecutivos de melhoria ligeira.

Este indicador, calculado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), tenta antecipar, em cerca de seis meses, pontos de inflexão da actividade económica em relação à sua tendência.

Aplicado ao caso português, a evolução do indicador (a subir desde Setembro) sugere que a economia volte a expandir-se a partir do final do primeiro trimestre deste ano e acelere moderamente a partir daí.

Este dado é conhecido no dia em que o INE divulgou a sua estimativa rápida relativa ao último trimestre de 2010, relevando uma contracção de 0,3% face ao trimestre anterior e uma progressão de 1,2% em termos homólogos (comparando com o mesmo trimestre de 2009).

As perspectivas de melhoria da actividade económica em Portugal acompanham a tendência que a OCDE observa na maior parte dos seus 30 países-membros, onde os indicadores “continuam a sinalizar uma expansão”.

Esse é o caso, em particular, da Alemanha, do Japão e dos Estados Unidos cujos indicadores “mostram de forma relativamente robusta uma expansão por comparação com a respectiva tendência”, refere o comunicado divulgado pela instituição dirigida por Angél Gurría.

Canadá, França e Reino Unido encaixam-se no grupo de países em vias de seguir uma “expansão moderada”, ao passo que os sinais revelam uma “inversão emergente” da economia italiana, a terceira maior da Zona Euro.

Ainda dentro da Zona Euro, e olhando para os países periféricos que estão a sofrer maior pressão dos mercados financeiros, Portugal compara relativamente bem, sendo o único que vê o seu indicador avançado subir. Os sinais para Espanha, Grécia e Irlanda apontam todos para uma estabilização. No caso grego, trata-se de uma estabilização abaixo dos 100 pontos, o que sugere a continuação da já longa recessão.

Fonte: Jornal de Notícias



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!