Marketing: Vendas globais de ‘smartphones’ disparam

Fevereiro 20, 2011 by  
Filed under Notícias

O Instituto Gartner, de previsões de mercado de tecnologia, crê que o comércio de smartphones tenha aumentado 72,1% em 2010 em relação a 2009 e sido responsável por 19% das vendas de dispositivos móveis de comunicação em 2010. “As fortes vendas de smartphones no quarto trimestre de 2010 impulsionaram a Apple e a Research in Motion (RIM), que passaram para 5ª e 4ª lugares, respectivamente, no ranking das maiores do setor – posições antes ocupadas pela Sony Ericsson e Motorola”, diz Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisas do Gartner.

“Já a Nokia e a LG viram suas participações neste mercado caírem, pois estão sob crescente pressão para que melhorem suas estratégias de atuação no nicho dos smartphones”, comentou ela.

A Apple vendeu 46,6 milhões de unidades em 2010, um crescimento de 87,2% em relação a 2009. Os analistas do Gartner afirmam que a empresa vai manter um preço médio de venda estável, o que vai impactar de forma favorável às margens de custo em suas oportunidades de conquista de market share.

Já as vendas gerais de celulares da RIM para usuários finais chegaram a 47,5 milhões de unidades – 38,2% mais em termos anuais. Porém, apesar do volume crescente das vendas, a fabricante não conseguiu acompanhar o crescimento do mercado e viu sua participação declinar de 19,5% no quarto trimestre de 2009 para 13,7% em 2010.

Fonte: DCI



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!