Marketing: Vendas de PC em Portugal caem mais de 20 por cento

Fevereiro 24, 2011 by  
Filed under Notícias

Dados divulgados hoje pela consultora IDC revelam que as vendas de PC em Portugal caíram 23,2 por cento em 2010

Os números surgem no segundo relatório «IDC EMEA PC Tracker», onde a consultora faz um retrato do mercado de PC na região da Europa, Médio Oriente e África.

Segundo o relatório, em 2010 foram vendidos em Portugal 1,387 milhões de PC, menos 23,3 por cento quando comparado com o ano anterior.

A IDC realça que esta forte quebra afecta um mercado que estava em crescendo desde 2002.

Em comunicado Gabriel Coimbra, Research & Consulting Director da IDC em Portugal, refere que «o mercado português de PC tem sido tradicionalmente impulsionado pelo consumo privado, por algum investimento privado, mas sobretudo pelo investimento público, nomeadamente nos últimos anos com os programas de aquisição de equipamentos para os vários níveis de ensino».

O analista afirma ainda que esta tendência mudou em «meados de 2009», quando «os programas públicos perderam tracção».

Por segmento, os computadores portáteis continuam a dominar as vendas de PC em Portugal, na medida em que representaram 82,5 por cento deste mercado no ano passado.

A nível de fabricantes, de acordo com os dados divulgados pela IDC, a Acer foi a que mais PC vendeu no mercado português, com mais de 275 mil unidades vendidas, ultrapassando a HP, que vendeu em 2010 cerca de 225 mil PC.

Fonte: Sol



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!