Inovação: Google quer instalar internet interplanetária este ano

Fevereiro 24, 2011 by  
Filed under Notícias

Missão espacial da Nasa, Epoxi, está ajudando a expandir a internet no espaço.

O Google quer instalar um servidor de protocolos “interplanetários” de internet dentro de uma nave espacial ainda em 2011, de acordo com entrevista dada ao Network World por Vint Cerf, um dos fundadores da internet e vice-presidente do Google.

De acordo com Cerf, a comunicação à velocidade da luz acontece de maneira instantânea na Terra, quando a central fica na Terra. Mas se consideradas as distâncias interplanetárias, com a central de internet e dados baseada no espaço, ela se torna lenta e pode causar problemas. A solução seria a criação de uma rede interplanetária.

O protocolo usado se chama Bundle, diferente do protocolo de internet tradicional, e já é aplicado na Estação Espacial Internacional. A principal diferença do sistema é que ele evita interrupções constantes no processamento de dados.

Para Cerf, a partir de hoje, todos os satélites precisam ser encarados pela perspectiva das comunicações. Assim, depois que eles terminarem as missões às quais foram designada e ainda estiveram operacionalmente funcionais, eles poderão servir de apoio a esta rede espacial.

Fonte: Terra



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!