Marketing: Fama na net custa 27% do negócio de uma empresa

Fevereiro 27, 2011 by  
Filed under Notícias

Comentários bons podem atrair 37% de novos clientes. Mas se há descontentes a falar online da companhia, boa parte do negócio pode ir ao ar

É uma das muitas provas do poder da Internet. Os comentários e opiniões de clientes de uma empresa a circularem no mundo virtual podem destruir a reputação de uma companhia e custar 27% do seu negócio, ou seja, causar a perda de 27% dos clientes.

De acordo com um estudo sobre Buzziness realizado em Espanha pela consultora Guidance, e citado pelo «Expansión», o impacto varia consoante o sector, mas pode oscilar entre 11% e 27%.

Os comentários sobre satisfação do cliente, políticas de produto e serviços e a qualidade dos memos, são os factores que mais influenciam um novo tipo de cliente, que avalia online mas efectua as suas compras noutros canais que não a Internet.

Mas se funciona para o mal, também pode funcionar para o bem. Por isso, o controlo e o bom uso das opiniões dos clientes na Internet podem converter-se numa estratégia de êxito. Se as opiniões são favoráveis, em vez de darem má fama e afastar clientes, podem ajudar a criar uma boa reputação e atrair 37% de novos clientes.

Mesmo para quem compra nas lojas ou na rua, a Internet converteu-se na principal fonte de informação. Diz este estudo que, antes de comprar, 67% dos consumidores trocam e comparam opiniões na Internet. E destes, 89% reconhece que se sentem influenciados ou muito influenciados pelos comentários na hora de tomar una decisão.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!