Inovação: Estudantes inventam biofiambre de legumes

Março 1, 2011 by  
Filed under Notícias

Alunos de Viana do Castelo criaram «uma alternativa ao fiambre tradicional para vegetarianos».

Três alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) inventaram o biofiambre de legumes, um produto «pensado» para consumidores vegetarianos, informou esta sexta-feira o IPVC.

Em comunicado, o IPVC afirma que o biofiambre de legumes é «interessante» para vários consumidores nomeadamente aqueles que têm preocupações ecológicas e para os que procuram alimentos saudáveis e inócuos.

Ana Catarina Magalhães, José Renato Faria e Rosa Alves, alunos do 3.º ano do curso de Engenharia Alimentar da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC inventaram o produto e explicaram à Lusa que a matéria-prima é proveniente de agricultura biológica sendo apenas submetida a um branqueamento moderado com o objectivo de intensificar o seu sabor.

O processo de fabricação do biofiambre de legumes é: «uma vez refogados os legumes e homogeneizada a mistura, o produto é submetido a uma pasteurização, como forma de conservação, seguindo-se uma maturação controlada, de forma a garantir a sua consistência e textura, muito semelhante à do fiambre» revelaram os alunos.

O biofiambre não contém adição de corantes e conservantes e os métodos de conservação utilizados são a pasteurização seguida de refrigeração que, «para além de conservar as suas características organoléticas, é uma garantia de segurança para o consumidor», dizem ainda os mentores do projecto.

O produto é «uma alternativa ao fiambre tradicional para vegetarianos e uma agradável proposta para os não vegetarianos», dizem ainda os alunos.

A ideia nasceu após a constatação da necessidade de variedade de produtos e também da crescente preocupação com as dietas alimentares, tendencialmente mais ricas em produtos à base de vegetais, ricos em bioactivos.

O biofiambre de legumes foi um dos projectos seleccionados paras estar representado no espaço FOOD I&DT da edição 2011 da Feira Alimentaria & Horexpo, que vai decorrer em Lisboa de 27 a 30 de Março.

Fonte: Tvi 24



Enter Google AdSense Code Here

One Comment on "Inovação: Estudantes inventam biofiambre de legumes"

  1. antonio saias on Qui, 3rd Mar 2011 7:52 pm 

    batatas cozidas, sobretudo com casca, sem qualquer aditivo, podem ser conservadas por largos períodos a temperturas positivas abaixo de 10 graus

    comercializá-las para consumir após aquecimento rápido em microondas não seria comercialmente interessante?

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!