Marketing: Os grandes marcos na trajetória da Apple

Março 7, 2011 by  
Filed under Notícias

A Apple revelou o novo iPad 2 nesta quarta-feira e seu líder Steve Jobs foi ovacionado pelo público em sua aparição, já que ele está em licença médica.

Veja alguns marcos na trajetória da Apple:

1976 – Os amigos de faculdade Steve Wozniak e Steve Jobs fundam a Apple Computer. Seu primeiro produto, o Apple I, construído na forma de circuito integrado, estreia no clube de montadores de computadores “the Homebew Computer Club” em Palo Alto, na Califórnia, causando pouco impacto.

1977 – O Apple II é lançado, o primeiro computador pessoal em um gabinete de plástico com tela colorida.

1983 – A Apple começa a vender o “Lisa”, desktop corporativo com interface gráfica, o sistema com o qual a maioria dos usuários está acostumado hoje.

1984 – A Apple estreia o computador pessoal Macintosh. Ele é divulgado com um comercial estilizado, em que uma heroína enfrenta personagens semelhantes aos do livro “1984”, de George Orwell.

1985 – Jobs deixa a Apple por brigas de poder dentro da empresa.

1991 – A Apple apresenta o PowerBook 100, seu primeiro computador portátil bem-sucedido.

1993 – O Newton Message Pad é lançado. O aparelho é o primeiro computador com dimensões reduzidas para caber nas mãos e possui uma tela sensível ao toque, assim como recursos encontrados nos smartphones de hoje em dia como lista de contatos, calendário e aplicativo para e-mails. Ele fracassa.

Setembro de 1997 – Jobs é nomeado presidente-executivo interino da Apple quando a companhia registra perda recorde de mais de 1,8 bilhão de dólares.

Novembro de 1997 – Jobs apresenta uma nova linha de computadores Macintosh chamada G3 e um site que permite às pessoas comprarem diretamente da Apple.

1998 – A Apple revela o desktop iMac.

2001 – A Apple lança o iPod, aparelho para tocar músicas digitalizadas baseado em um disco rígido, do tamanho da palma da mão.

2003 – A Apple abre a loja online iTunes Store, permitindo a usuários comprar e baixar músicas, livros em formato de áudio, filmes e programas de TV pela Internet.

Agosto de 2004 – Jobs anuncia ter passado por cirurgia bem-sucedida para remover tumor cancerígeno de seu pâncreas

2005 – O iPod passa a reproduzir vídeos e a Apple acrescenta à sua linha de aparelhos portáteis de mídia o iPod shuffle, mais barato, e o moderno iPod nano.

Outubro de 2005 – Tim Cook é nomeado vice-presidente operacional, após trabalhar como vice-presidente executivo de vendas globais e operações desde 2002.

Janeiro de 2007 – A Apple anuncia o iPhone. O aparelho possui apenas um botão e um teclado virtual na tela. Ela também apresenta a Apple TV, que atrai poucos consumidores.

Setembro de 2007 – A Apple lança o iPod Touch –essencialmente um iPhone sem as funções de telefone– que utiliza a rede de Internet sem fio e tem muitos recursos de um computador portátil.

2008 – A Apple abre sua loja de aplicativos App Store como uma atualização do iTunes. A loja possui pequenos aplicativos –de jogos a ferramentas para redes sociais ou tarefas corporativas– que acrescentam funções ao iPhone e ao iPod Touch. A Apple também revela o MacBook Air.

Janeiro de 2009 – Jobs tira outra licença por motivos de saúde. O vice-presidente operacional Tim Cook lidera a companhia no ínterim.

Junho de 2009 – Jobs volta à companhia após transplante de fígado.

2009 – A Apple lança o iPhone 3GS. A companhia já havia vendido mais de 220 milhões de iPods até aquele momento.

2010 – A Apple oferece a Tim Cook com um bônus no valor de 22 milhões de dólares por dirigir a companhia na ausência de Jobs ao longo de seis meses, momento no qual as ações subiram 70 por cento.

Abril de 2010 – A Apple dá início às vendas do iPad, um tablet com tela sensível ao toque de 10 polegadas, e já domina 84 por cento do mercado no fim do ano. A empresa de pesquisas iSuppli estima as vendas do iPad em 12,9 milhões de unidades até 10 de dezembro.

Novembro de 2010 – Os 13 álbuns dos Beatles passam a estar disponíveis no iTunes, encerrando anos de negociações entre Jobs, a administradora dos direitos dos Beatles Apple Corps e a gravadora dos Beatles EMI.

17 de janeiro de 2011 – Jobs anuncia outra licença médica.

10 de fevereiro de 2010 – A operadora norte-americana de telefonia Verizon Wireless, uma joint-venture da Verizon Communications e do Grupo Vodafone, começa a vender o iPhone em lojas e põe fim ao contrato de exclusividade da AT&T para o aparelho nos Estados Unidos.

15 de fevereiro de 2011 – A Apple lança um serviço muito aguardado de assinaturas de revistas, jornais, vídeos e música –um passo que pode prejudicar serviços de streaming como o Netflix e o Hulu.

2 de março de 2011 – A Apple apresenta o iPad 2, uma versão modernizada e mais leve de seu tablet com um novo processador de dois núcleos, duas câmeras e, pela primeira vez, em duas cores: preto ou branco.

Fonte: Exame

 



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!