Marketing: Janeiro foi o pior mês para a hotelaria portuguesa em seis anos

Março 13, 2011 by  
Filed under Notícias

No primeiro mês deste ano, as receitas de hotelaria totalizaram 75,2 milhões de euros, o pior resultado desde Janeiro de 2005.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou hoje que os estabelecimentos hoteleiros registaram 1,6 milhões de dormidas durante o mês de Janeiro, menos 1,4% do que um ano antes.

O alojamento dos turistas estrangeiros, que representaram mais de 60% do total de dormidas, cresceu 0,8% no período em análise, o que não foi suficiente para compensar a quebra da procura por parte dos residentes (-4,5%).

Em Janeiro de 2011, os proveitos totais de hotelaria foram de 75,2 milhões de euros e os de aposento 49,1 milhões, o que corresponde a descidas homólogas de 6,8% e 5,2%, respectivamente, segundo os dados do INE. Com base nestes números, Janeiro de 2011 foi o pior mês para o sector hoteleiro dos últimos seis anos.

Em termos de categorias de estabelecimentos, os hotéis de quatro estrelas ficaram com a maior fatia do bolo, com 472 milhões de euros em receitas, mais 0,4% do que um ano antes. Nos estabelecimentos de categoria mais baixa, como estalagens, motéis e pensões, verificou-se uma quebra no número de dormidas de 10% face a 2010.

Por regiões do país, Lisboa e o Algarve foram os destinos mais procurados em Portugal durante o mês de Janeiro.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!