Inovação: Tecnologia da NASA usada no tratamento da musocite oral

Março 19, 2011 by  
Filed under Notícias

Tecnologia desenvolvida pela NASA (National Aeronautics and Space Administration), a agência espacial norte americana, é a nova arma dos cientistas para amenizar os efeitos colaterais decorrentes do tratamento contra o cancro.

Originalmente criada para experiências de crescimento de plantas em missões dos vaivéns espaciais, a tecnologia chamada High Emissivity Aluminiferous Luminescent Substrate (HEALS), é à base de luz.

A ser administrado em pacientes que se submeteram a tratamentos de transplante de medula óssea e de células embrionárias, o HEALS utiliza LEDs – diodos emissores de luz – semelhantes aos usados em aparelhos electrónicos, mas capazes de emitir luz em duas frequências, conhecidas como infravermelho próximo e infravermelho distante.

Durante o estudo, ao longo de dois anos, pacientes que se submeteram aos transplantes receberam aplicações de luz para o tratamento da mucosite oral – um efeito colateral comum e extremamente doloroso da quimioterapia e da radioterapia. Os resultados mostraram que há hipóteses de ate 96% de melhoria nos sintomas da mucosite.

Os resultados encontrados pelos investigadores representam um grande avanço no tratamento da mucosite oral, já que os medicamentos utilizados até então provocavam outros efeitos colaterais negativos que, somados ao do tratamento do cancro, pioravam a qualidade de vida dos pacientes.

O tratamento a base de luz estimula o desenvolvimento das células, auxiliando na cicatrização. Mais barato que a hospitalização do paciente, o HEALS traz melhorias significativas no tratamento desse, além de poder ser usado proactivamente, ou seja, sem a necessidade de que a dor apareça para começar o tratamento.

Fonte: Diário Digital



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!