Marketing: Portugal vende 6,1 milhões de telemóveis em 2010

Março 19, 2011 by  
Filed under Notícias

O mercado dos telemóveis aumentou 9% em 2010, com 6,1 milhões de unidades vendidas, mas o quarto trimestre ficou marcado por uma queda de sete por cento face ao mesmo período de 2009, divulgou hoje a IDC.

De acordo com o estudo da consultora “IDC European Mobile Phone Tracker”, as vendas de telemóveis em Portugal caíram no último trimestre do ano, para 1,6 milhões de unidades, o que leva a antecipar um “novo ano de crise no sector”.

Para 2011, a IDC estima uma quebra global de 4% no mercado face à desaceleração do crescimento das vendas nos segmentos dos smartphones e dos telefones tradicionais que “irá continuar a registar quedas acentuadas” durante o ano.

Segundo a consultora, a quebra do último trimestre de 2010 deveu-se sobretudo ao a uma redução de 23% no segmento dos telefones tradicionais, com vendas de 1,2 milhões de unidades.

Pelo contrário, os smartphones registaram vendas de 434 mil unidades, obtendo um crescimento de 110% face ao mesmo período do ano anterior, representando 27% do total de telemóveis vendidos.

A IDC explica esta realidade com a redução dos preços dos smartphones que levou cada vez mais consumidores a substituir os seus telefones tradicionais por estes novos terminais.

Por outro lado, a consultora justifica o crescimento anual registado com a “elevada procura no segmento de smartphones, com especial destaque para os telefones com o sistema operativo Android”, cujas vendas cresceram cerca de 1,8% face a 2009.

“Este sistema operativo liderou no segmento de smartphones, seguido pelos telemóveis com sistema Symbian, da Nokia”, adiantou o estudo.

Além disso, acrescentou, para o volume anual de vendas superior a seis milhões de unidades em Portugal tem contribuído um elevado volume de “re-exportações”, relativo a unidades que são vendidas pelos fabricantes aos operadores móveis e distribuidores nacionais, mas que são re-exportadas para outros países europeus ou outras regiões.

“A IDC estima que em 2010 tenham sido re-exportados 1,6 milhões de telemóveis, 26% das vendas anuais dos fabricantes em Portugal, e um volume percentual semelhante ao do ano anterior”, sublinha.

O estudo da consultora destaca ainda que o baixo preço “atrai cada vez mais utilizadores para telemóveis da marca de operador” e que em 2010 a liderança do mercado português voltou a ser assegurada pela Nokia, apesar da concorrência e crescimento da Apple, Research in Motion e dos telemóveis de marca de operador, fabricados por empresas chinesas.

Apesar disso, tanto a Nokia como a Samsung, o segundo maior fabricante do mercado, “viram as suas vendas e quotas de mercado cair”.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!