Inovação: Tecnologia portuguesa adotada em aeroportos

Março 24, 2011 by  
Filed under Notícias

O projeto português “Mala Segura”, um sistema “inteligente” de localização e monitorização de malas, pode vir a ser usado nos aeroportos de todo o mundo, caso seja aprovado pela Associação Mundial de Transporte Aéreo (IATA), que reúne sobre o tema na próxima terça e quarta-feira.

A tecnologia inovadora garante a monitorização, “em permanência e a nível global”, das bagagens graças à incorporação nas malas de dispositivos como o RFID (“radio frequency identificator”), WSN (“wireless sensor network”) e GPS/GSM (“global positioning system”).

A tecnologia permite também ao cidadão, através de uma simples aplicação no telemóvel, controlar onde andam as suas malas e se já entraram ou não no avião ou outro meio de transporte.

O projecto foi desenvolvido pelo Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) da Universidade do Minho, em Guimarães, com a parceria de quatro empresas e um centro de investigação.

A ANA-Aeroportos de Portugal, SETSA-Sociedade de Engenharia e Transformação, Critical Software, Tecmic-Tecnologias de Microeletrónica e INOV-Inesc Inovação são os parceiros desta iniciativa.

O director do projeto do PIEP, Bruno Pereira da Silva, explicou que “estas malas podem ser usadas no transporte aéreo, marítimo, ferroviário ou rodoviário, mas a gestão aeroportuária pode valer mais de 90 por cento do mercado”.

A solução desenvolvida respeita as especificações da IATA, que defende a introdução do RFID no rastreamento de bagagens a nível mundial.

Fonte: Jornal da Madeira



Enter Google AdSense Code Here

One Comment on "Inovação: Tecnologia portuguesa adotada em aeroportos"

  1. antonio saias on Sáb, 26th Mar 2011 11:37 am 

    o RFID
    já testado em bagagens
    não poderá ser utilizado em outros equipamentos suscetíveis
    de roubo ou de extravio?:
    PCs; máquinas em estaleiros; geradores elétricos (refiro este porque me roubaram um de valor superior a 2 500 euros)
    – instalar nos próprios automóveis

    ????

    cumprimentos, votos de bons resultados nos testes IATA

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!